Ao final do Jogo 2 das Finais do NBB , a alegria do Sesi Franca pela vitória sobre o Flamengo no Pedrocão (88 a 79) tinha um asterisco. Rafael Hettsheimeir, um dos grandes nomes da equipe, sentiu uma lesão na panturrilha ainda no segundo quarto e não voltou mais para a quadra, o que preocupou comissão técnica e torcida francana.
Para o Jogo 3, que aconteceu dois dias depois, ausência do pivô era quase certa. Inclusive, as emissoras de TV chegaram a anunciar Cipolini como pivô titular. Mas, antes da bola subir, Hettsheimeir apareceu no quinteto inicial do Franca e surpreendeu a todos.
“Eu nem ia jogar. Fiz um exame no dia anterior (sexta-feira) e foi detectada uma lesão de grau um na panturrilha. Mas no sábado acordei praticamente sem dor. Conversei com o departamento médico e consegui ir para o jogo. Cheguei duas horas e meia antes do jogo, me aqueci bem e consegui ajudar minha equipe nessa grande vitória”, contou Hettsheimeir, que já havia perdido 20 jogos do NBB por conta de uma fratura no pé sofrida no início da temporada.
O técnico francano Helinho Garcia explicou a entrada de Hettsheimeir e aproveitou para ressaltar a importância do jogador na equipe.
“Ele estava com um incômodo na panturrilha, fez exames, mas se recuperou e quis estar em quadra, fez questão de jogar. Ele entrou como titular e jogou com muita positividade, pois é um cara que traz uma energia muito boa para o time e isso foi fundamental para nossa vitória”, disse o treinador do Franca.
Titular, Hettsheimeir ficou em quadra por 18 minutos e registrou oito pontos (2/4 nas bolas de 2 pontos), sete rebotes e 10 de eficiência. Mesmo com números não tão expressivos, o pivô teve um ponto alto na partida. Foi no último quarto, em que ele anotou seis pontos nos cinco minutos finais.
“A presença dele (Hettsheimeir) nos deixa muito felizes e confiantes, pois ele é um jogador que, por toda sua experiência, maturidade e nível técnico, é muito importante para a nossa equipe nesse momento tão importante”, acrescentou o técnico Helinho.
Além da superação de Hett, o Jogo 3 foi marcado pela incrível virada do Franca para cima do Flamengo, que abriu 17 pontos no primeiro quarto (32 a 15) e mesmo assim foi derrotado pelos francanos no Pedrocão, pelo placar de 77 a 71.
“Nossa defesa foi fundamental. A gente sabia que o Flamengo era muito forte nos rebotes e eles também tiveram um ótimo aproveitamento nos arremessos no primeiro quarto. Voltamos para o segundo quarto com uma defesa muito forte e conseguimos acertar nosso ataque, essa foi a diferença do jogo”, analisou o pivô.
Agora, com 2 a 1 de vantagem, o Franca poderá levantar o troféu de campeão do NBB já neste sábado (01/06), no Jogo 4 da decisão. O duelo será no Ginásio Maracanãzinho, às 14h30, com transmissão ao vivo pelos canais Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB.
Para Hettsheimeir, a ordem é manter os pés no chão. “Temos que manter pé no chão agora. O Flamengo é uma grande equipe e vamos jogar na casa deles. Por isso vamos nos preparar firme para ir lá e conseguir esse título tão desejado para a cidade de Franca”.