O Lyon Asvel, time da brasileira Clarissa dos Santos, está na final da Liga da França de basquete feminino e irá decidir o título contra a equipe de Montpellier. Em sua terceira temporada na França, a pivô estará em sua primeira decisão do torneio.
O Lyon Asvel garantiu vaga ao vencer o Flammes Carolo, nesta terça-feira (30), por 73 a 68. A série decisiva em melhor de cinco jogos tem partidas agendadas para os dias 6, 8, 14,16 e 23 de maio.
“Estou muito feliz pela conquista dessa vaga. Passamos momentos complicados na temporada, mas confiamos no trabalho e alcançamos o nosso objetivo que foi chegar à final”, afirmou Clarissa dos Santos. “Mas ainda não acabou e acreditamos que não será fácil porque o adversário é forte. Será um jogo decidido em detalhes”.
Até chegar a decisão, o Lyon Asvel venceu todos os quatro jogos dos playoffs da liga de basquete feminino da França e terminou a fase de regular inicial na primeira colocação. Somou 18 vitórias e quatro derrotas. Como vencedor da primeira fase, tem a vantagem de fazer o primeiro e, se necessário, o quinto jogo em seu ginásio.
Destaque durante todo o torneio, Clarissa dos Santos participou somente de cinco minutos da primeira partida da semifinal, até sentir uma lesão na perna esquerda. Fora do jogo desta terça-feira, ela busca recuperação para reforçar o time nas partidas finais.
Em sua temporada de estreia na França, defendendo a equipe de Bourges, Clarissa conquistou o título da Copa da França e MVP da decisão, em 2017.
WNBA e Seleção Brasileira
A brasileira também atuou em duas temporadas na WNBA, pelo Chicago Sky. Em 2016 a equipe disputou os playoffs e ficou na semifinal da conferência Leste. Clarissa dos Santos atuou em 34 jogos, somou 167 pontos e 144 rebotes, com 17,5 minutos de média de atuação por partida.
Pela seleção, participou de dois Jogos Olímpicos, sendo a maior ‘reboteira’ das edições realizadas em Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016). Ainda defendeu o Brasil no Pré-Olímpico de 2011, Mundial da Turquia em 2014, além de disputar os Mundiais Sub-19 e Sub-21