Siga o OTD

Basquete

Santo André vira no fim e vence Sesi Araraquara na LBF

Erika e Izabela comandam, Santo André/Apaba vira no último quarto sobre o SESI Araraquara e ultrapassa o rival na tabela

Jorge Bevilacqua

No primeiro encontro entre as equipes válido pela LBF, deu Santo André/Apaba. O time de Bruno Guidorizzi voltou a vencer ao bater o SESI Araraquara por 57 a 55, virando nos minutos finais no ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, no ABC paulista. A ala/armadora Erika foi a cestinha do triunfo com 22 pontos e 8 rebotes e a ala/pivô Izabela foi a mais eficiente (18), com 15 pontos e 9 rebotes.

A equipe do ABC ultrapassou o SESI Araraquara na tabela e agora ocupa o quarto lugar, com 62,5% de aproveitamento e 5 vitórias em 8 jogos. O time do interior paulista caiu para 57,1% de aproveitamento e 4 vitórias em 7 partidas. Ex-andreense, a armadora Débora atuou nos 40 minutos e foi a principal pontuadora do SESI, com 15 pontos.

O jogo O SESI começou o jogo mais ligado e abriu vantagem nos primeiros minutos, puxado por Débora. Aos poucos, a equipe auriceleste foi entrando na partida e diminuiu a vantagem, com Erika fazendo um grande segundo quarto de 10 pontos para deixar as donas da casa a apenas 3 pontos atrás no intervalo.

As visitantes retomaram o controle no terceiro período e voltaram a abrir 8 pontos sobre as andreenses, que apertaram a defesa no quarto final e encurralaram o adversário. Faltando 5 minutos para o fim, Ibukunoluwa fez a cesta que recolocou o Santo André na liderança pela primeira vez desde o primeiro quarto.

A partir daí, a diferença ficou em apenas uma posse de bola, até o time da casa converter os lances livres finais provocados por faltas intencionais do SESI Araraquara, que não concluiu suas oportunidades e voltou a perder após quatro vitórias consecutivas.

“Acredito que a chave foi insistir em uma defesa forte, isso nos manteve no jogo. E com isso, a paciência pra enxergar um ataque mais consciente e explorar a melhor bola”, concluiu a MVP Izabela, que faz até aqui a sua melhor temporada em 9 anos na LBF e elencou os motivos da ótima fase vivida.

“Acho que tenho a liberdade pra poder criar e ter mais volume de jogo. Isso tem me beneficiado, além do fato de atuar como ala-pivô, então acabo tendo mais opções e variações do jogo. Mas tenho que enaltecer o trabalho de equipe pra que isso aconteça. Sem ele eu não consigo nada”, finalizou a jogadora andreense.

Próximos jogos: O SESI Araraquara joga na próxima semana duas partidas no nordeste, contra o Sampaio Basquete (3/5, 20h30, LBF LIVE) e Uninassau (5/5, 17h, LBF LIVE).  No sábado, dia 4, o Santo André/Apaba recebe no ginásio do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia o Pró-Esporte/Sorocaba (18h, LBF LIVE), décimo colocado na competição.

Mais em Basquete