Nesta sexta-feira (12), o Botafogo recebeu o Pinheiros no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro, para a primeira partida da série melhor de cinco das quartas de final do NBB. Com grande atuação de Jamaal, Cauê e companhia, o Alvinegro dominou no período inicial e não deu chances para o adversário, fechando com a contagem de 91 a 76 e abrindo vantagem nos playoffs.
Logo nos primeiros dez minutos, o Botafogo demonstrou muita intensidade e aproveitou os diversos erros do Pinheiros ao longo da parcial. A diferença de 12 pontos (23 a 11) para a sequência do confronto deu muita segurança para os comandados de Léo Figueiró, que souberam administrar a margem no marcador. No intervalo, o placar registrava 40 a 27 para a Estrela Solitária.
Os paulistas do Esporte Clube Pinheiros equilibraram o duelo e pressionaram no momento ofensivo, mas o prejuízo sofrido logo de cara dificultou a reação. Apesar da melhora defensiva, nada feito. O Botafogo não deixou o rival crescer em quadra a ponto de flertar com o triunfo. Com o estouro do cronômetro, o placar de 91 a 76 demonstrou a superioridade dos mandantes, que largaram na frente na briga por um lugar nas semifinais do NBB.
Destaques
A atuação coletiva do Botafogo chamou a atenção. Quatro atletas anotaram dez pontos ou mais ao longo do embate: Ansaloni (10), Cauê (18), Arthur (19) e Jamaal (19). O norte-americano, inclusive, foi responsável por outras sete assistências.
Do lado do Pinheiros, Dawkins e Betinho também foram fundamentais para a equipe, apesar do tropeço em terras cariocas. Ambos anotaram, juntos, 33 pontos, com 17 e 16, respectivamente.
Próximo encontro
A segunda partida da série melhor de cinco acontece no dia 18, no Henrique Villaboim, casa do Pinheiros. O elenco azul e branco conta com a sequência de dois jogos em seus domínios para virar o confronto nas quartas de final. O Botafogo almeja uma vitória como visitante para encaminhar a classificação para as semifinais.