Nesta quinta-feira (21), o Brasil visitou Ilhas Virgens pela 11ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo, que será disputada na China, a partir de agosto. Precisando vencer para confirmar a classificação, a Seleção Brasileira deu um show em quadra, atuou com tranquilidade e não deu chances ao adversário: 104 a 80. Com a vitória, a equipe comandada por Aleksandar Petrovic confirmou a vaga por antecipação e encara a República Dominicana pelo último compromisso do Grupo F.
O jogo
O primeiro quarto foi o mais disputado da partida. Apesar da superioridade tática e técnica do Brasil, o time de Ilhas Virgens mostrou qualidade e cresceu em determinados momentos. A vantagem brasileira no marcador acabou diminuindo aos poucos, mas nada que atrapalhasse a sequência do confronto. Ao estouro do cronômetro, 22 a 20 para o time verde e amarelo. Yago, Vítor Benite, Alex Garcia, JP Batista e Didi Louzada formaram o quinteto inicial.
O domínio ficou ainda mais evidente no período seguinte. Com Marquinhos e Leandrinho controlando as ações em quadra, o Brasil teve liberdade para pontuar nos contra-ataques. Aos poucos, a diferença no placar aumentava e trazia conforto aos jogadores. Antes do intervalo, 14 pontos de frente: 51 a 37.
Confortável no duelo, a Seleção Brasileira usufruiu das diversas substituições para rodar o elenco e utilizar os jovens atletas convocados. Varejão,inclusive, nem precisou ir para o sacrifício – o craque do Flamengo sofreu com um torcicolo. Marquinhos seguiu virando diversas bolas de três e ampliando o resultado para encaminhar a vitória ainda no terceiro quarto (78 a 58).
Trocando passes e trocando posições com facilidade, o Brasil aproveitou para dar show. Já pensando no Mundial, equipe continuou pontuando e prosseguiu com a segurança defensiva. Esperando o fim do jogo, os comandados de Petrovic fecharam o confronto com 24 pontos de frente e o passaporte carimbado.
Confira aqui a classificação do qualificatório das Américas.
https://twitter.com/basquetebrasil/status/1098752741789388801
Destaques
Marquinhos Sousa, do Flamengo, foi o cestinha brasileiro em Saint Thomas: 22 pontos, nove rebotes e três assistências. Nos arremessos de três, 100% de aproveitamento em cinco tentativas.
Do lado do adversário, Georgio Milligan foi a grande referência técnica do time. Com 25 pontos, 11 rebotes e quatro assistência, foi o maior pontuador do embate desta quinta-feira. No entanto, Ilhas Virgens não tem mais chance de classificação para a Copa do Mundo.