Na noite desta terça-feira (05), no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, o Flamengo, terceiro colocado no início do jogo, encarou o Franca, líder, em uma das partidas mais aguardadas do NBB. Após perder o primeiro quarto, a equipe rubro-negra cresceu no confronto e venceu o rival por 79 a 74. Com os resultados da rodada, melhor para o Pinheiros, que assumiu a ponta da competição.
Mesmo na casa do adversário, o Franca ditou o ritmo no período inicial. Com grande participação de Lucas Dias, recém-convocado para a Seleção Brasileira e dono de oito pontos até então, os paulistas abriram vantagem e fecharam a parcial em 25 a 14.
Aos poucos, o Flamengo começou a se encontrar em quadra. O armador argentino Franco Balbi chamou a responsabilidade e partiu para cima da defesa adversária, pontuando em momentos importantes e diminuindo o prejuízo. Antes do intervalo, o placar registrava 45 a 40 para os francanos.
+CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO NBB
O terceiro quarto foi o mais fraco tecnicamente. Os dois times erraram bastante e tiveram baixas pontuações, mas a torcida flamenguista, empolgada, não parou de cantar e incentivar. O Flamengo passou a ditar o ritmo com mais ímpeto, enquanto o Franca encontrava dificuldades para desempenhar o mesmo basquete do primeiro tempo.
Os comandados de Gustavo de Conti, treinador do clube da Gávea, dominaram o jogo na reta final. Olivinha, que mandou até bola de três, incendiou a massa nas arquibancadas. Com muita vibração a cada lance, o ala-pivô de 35 anos trouxe o clima de decisão para dentro das quatro linhas. Melhor para o Flamengo, que virou a partida e não deixou o Franca atuar com tranquilidade no último quarto, vencendo a partida por 79 a 74.
Balbi foi o cestinha do Flamengo com 16 pontos anotados. Pelo Franca, David Jackson carregou a equipe com 17 pontos ao longo da partida, sendo também o cestinha do encontro.
EITAAAA
Olivinha virando o jogo para o Flamengo‼#FLAxFRA pic.twitter.com/1h7bBrLLgq
— NBB CAIXA (@NBB) February 5, 2019
Agora, ao todo, Flamengo e Franca se enfrentaram 29 vezes na história do NBB. São 18 vitórias cariocas contra 11 vitórias paulistas. Além disso, no final de dezembro, fizeram a grande decisão da Copa Super 8. Atuando no Ginásio Pedrocão, na cidade francana, o Rubro-Negro levou a melhor e conquistou a taça ao vencer por 79 a 75.