A última ‘janela’ das Eliminatórias das Américas vai definir as nações classificadas para a Copa do Mundo da China 2019. Por isso, a expectativa é muito grande e a tendência é de grandes jogos. O Brasil vai enfrentar Ilhas Virgens e República Dominicana, respectivamente, precisando de uma vitória para garantir vaga na competição mundial.
“Vamos para garantir a nossa vaga, são dois jogos importantes que precisamos focar dia por dia; pensar na primeira partida e conseguir a vitória e classificar. Depois, focar no próximo desafio. A atitude tem que ser a maior possível, a concentração, a vontade e a energia do time também. Não tem muito segredo, temos que ir com tudo porque vale muito para nós neste momento”, relatou o ala/armador Vitor Benite, que atua no San Pablo Burgos, da Espanha.
Já o armador Alexey Borges, do Sesi Franca Basquete, ficou contente com a oportunidade de vestir a camisa doa Seleção Brasileira. “Estou muito feliz e honrado por essa convocação, é um sonho. Representar o país tem que ser um objetivo de todo, um momento único na carreira. Estou muito contente por ter sido lembrado e por receber esta oportunidade, por isso vou dar o máximo para fazer o meu melhor e tentar ajudar a equipe a buscar a classificação para a Copa do Mundo, que é o nosso grande objetivo nestes jogos contra Ilhas Virgens e República Dominicana”, complementou.
O Brasil atuará fora de casa na última ‘janela’: contra Ilhas Virgens, no dia 21 de fevereiro (quinta-feira), no UVI Sports and Fitness Center, em Saint Thomas, e diante da República Dominicana, no dia 25 de fevereiro (segunda-feira), no Palacio de los Deportes, em Santo Domingo.
“Serão jogos decisivos e precisamos de uma vitória para chegar à Copa do Mundo, por isso temos que fazer de tudo, especialmente no primeiro confronto diante de Ilhas Virgens. Pelo pouco que vi, é um adversário que joga forte fisicamente e isso pode nos complicar. Precisamos impor o nosso ritmo, com velocidade”, comentou Alex Garcia, ala do Sendi/Bauru Basket.
“Jogos importantes. Precisamos de uma vitória para confirmar a nossa classificação e precisamos jogar muito bem para já na primeira partida tentar o resultado positivo e garantir qualificação à Copa do Mundo”, complementou o armador Rafa Luz, do MoraBanc Andorra, da Espanha.
Alterações no elenco
Por motivo de lesão, Rafael Hettsheimeir, do Sesi Franca Basquete, e Augusto Lima, do San Pablo Burgos (ESP), foram desligados do elenco da Seleção Brasileira, visando os dois jogos finais das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Com esse panorama, foram chamados: Lucas Dias, do Sesi Franca Basquete, e João Paulo Batista, do Mogi das Cruzes/Helbor.
“O Rafael teve uma pequena fissura no osso navicular do pé esquerdo e ficará de seis a oito semanas sem poder jogar. Já o Lima sofreu um trauma na cervical lombar e o tempo de recuperação previsto é de duas a quatro semanas”, explicou o médico da Seleção Brasileira, Carlos Vicente Andreoli.
Convocados
• Armadores: Rafael Luz (MoraBanc Andorra), Yago Matheus (Paulistano/Corpore) e Alexey Borges (Sesi Franca Basquete)
• Laterais: Vitor Benite (San Pablo Burgos), Leandro Barbosa (Minas Tênis Clube), Alex Garcia (Sendi/Bauru Basket), Marquinhos Souza (CR Flamengo) e Marcos “Didi” Louzada (Sesi Franca Basquete)
• Pivôs: Anderson Varejão (CR Flamengo), Rafael Mineiro (CR Flamengo), Lucas Dias (Sesi Franca Basquete) e João Paulo Batista (Mogi das Cruzes/Helbor)