O NBB está de volta! Neste sábado (05), Paulistano/Corpore e Corinthians realizam a primeira partida do ano e do segundo turno, no Ginásio Antônio Prado Jr., casa do CAP, às 14h (de Brasília).
A partida marcará o encontro de dois campeões da temporada passada. Enquanto o alvinegro venceu a última edição da Liga Ouro, em final diante do São José Basketball, o Paulstano conquistou o NBB 2017/2018 sobre o Mogi das Cruzes/Helbor.
Campanhas
Após o término do primeiro turno, Corinthians e Paulistano se encontram em situações distintas na tabela de classificação.
Com nove vitórias em 13 jogos, o CAP é o quinto colocado, com o bom aproveitamento de 69,2% dos jogos disputados. Já o Timão, diferentemente do rival, ocupa, hoje, a nona colocação, com cinco vitórias em 13 partidas – aproveitamento de 38,5% de aproveitamento.
Histórico Recente
Na atual temporada, as duas equipes protagonizaram dois belos confrontos pelo Campeonato Paulista. O Paulistano, no primeiro duelo, venceu o Corinthians em casa, por 76 a 70.
No segundo duelo entre as equipes, no Ginásio Wlamir Marques, o alvinegro tentou dar o troco, mas acabou derrotado novamente, desta vez por 80 a 63.
Com o início do NBB, Corinthians e CAP duelaram pela primeira vez na maior competição do basquete nacional. Com mando alvinegro, a partida aconteceu no dia 19 de outubro de 2018, e terminou com a vitória dos visitantes, por 92 a 83.
Lei do ex?
O duelo entre Corinthians e Paulistano/Corpore promoverá um encontro um tanto quanto especial. Um dos principais destaques do elenco do Timão, Kyle Fuller reencontrará o Paulistano pela primeira vez no Ginásio Antônio Prado Jr. em uma partida válida pelo NBB.
Kyle Fuller foi campeão da última edição do Novo Basquete Brasil com as cores do Paulistano.
Ao todo, em sua passagem pelo atual campeão do NBB, Fuller disputou 65 partidas defendendo o Paulistano, entre Campeonato Paulista, Liga das Américas e NBB. Por lá, o armador norte-americano foi bem e, ao final da temporada, registrou um total de 792 pontos – média de 12,2 por partida.
No Corinthians, sua estreia aconteceu no Campeonato Paulista 2018, e a primeira impressão dada ao torcedor corintiano foi ótima: médias de 19,3 pontos por partida e, de quebra, o posto de cestinha da competição.
Comparativo: ataque e defesa
Corinthians e Paulistano são similares em um ponto: ambos detém um bom aproveitamento ofensivo. Enquanto o Corinthians é dono da sétima melhor média ofensiva da competição (média 78,69 pontos por jogo), o Paulistano também tem bons números e ocupa o posto de quarto melhor ataque do NBB (média de 82 pontos por partida).
Na parte defensiva, o panorama não muda. Corinthians e Paulistano garantem médias de 79,38 e 79,31 pontos sofridos por jogo, respectivamente.
Mesmo com o equilíbrio nos dois lados da quadra, um fator que pode desequilibrar é o aproveitamento nas bolas de 3. Até aqui, o time alvirrubro vai muito bem no fundamento. A média de 9,62 arremessos certos de 3 pontos por jogo garante cerca de 30 pontos de longa distância por partida. O Corinthians detém o pior aproveitamento nas bolas de três de toda a competição, com média de 6,85 chutes tentados por jogo e 21,85 pontos convertidos.