O Ginásio Pedrocão recebeu uma grande partida na noite desta quinta-feira (22), com emoção até o fim. Com várias alternâncias no placar, o Sesi Franca Basquete segurou uma grande noite do São José Basketball. Vitória em um duelo eletrizante, por 95 a 93. Franca se manteve como líder isolado do NBB 2018/2019.
Com o resultado, o Franca acumulou sua oitava vitória consecutiva, a nona em dez partidas na competição (90% de aproveitamento). Assim, o time mantém a liderança isolada. Já o São José sofreu seu terceiro revés seguido e caiu para a 12ª colocação. O time tem dois triunfos em oito confrontos no campeonato (25% de aproveitamento).
O Jogo
O primeiro tempo foi dividido não em dois quartos, mas sim em dois times. No período inicial, o São José teve um aproveitamento incrível nos arremessos de quadra (10/15). O time chegou a abrir dez pontos de frente (23 a 13) e fechou a parcial com expressivos 31 a 23.
Já no segundo quarto, foi a vez do Franca crescer e tomar conta da partida. Mais intenso na defesa e preciso no ataque, o time acertou seis bolas de 3 pontos em nove tentadas (66,7% de aproveitamento). Com isso, venceu a parcial por 29 a 18 e foi para o intervalo em vantagem: 52 a 49.
O bom momento do segundo período foi mantido na volta do intervalo, e o time francano foi superior. Com Lucas Dias afiado nas bolas de 3, a equipe do técnico Helinho chegou a abrir dez pontos de novo.
No entanto, no último período, Schneider estava impossível. Com incríveis cinco bolas de 3 em cinco arremessos, ele comandou reação do São José. Porém, o Franca foi valente e soube segurar o ótimo momento de Schneider. A equipe da casa ficou dois ataques sem sofrer cestas e aproveitou para retomar a vantagem. A partir daí, o placar não sofreu mais nenhuma reversão graças aos lances livres convertidos, através de Lucas Dias e Hettsheimeir nos momentos finais.
“Foi uma vitória importantíssima. Não gostei da nossa defesa, sempre prezamos por uma marcação agressiva, intensa. É claro que São José teve méritos, teve um ótimo percentual nos arremessos, mas temos que ter mais agressividade para fazer o adversário errar e partir daí ditar o ritmo da partida. Os dois ataques foram bem, mas em relação à nossa equipe, acho que temos muito que crescer defensivamente”, disse o técnico do Franca, Helinho Garcia.
Destaques do Jogo
Com 17 pontos praticamente seguidos, Schneider, do São José foi o cestinha da partida, com 22 pontos. Pelo Franca, o ala/pivô Lucas Dias foi o cestinha com 21. Quem também se sobressaiu na pontuação foi o pivô Rafael Hettsheimeir, que saiu do banco e fez 16 pontos, a maior marca desde sua volta de lesão.
Mais líder e embalado do que nunca, o Franca terá como próximo adversário ninguém menos que o vice-líder e rival recente Paulistano, neste sábado (24/11), no Ginásio Pedrocão, às 14 horas. Já o São José voltará à quadra na terça-feira (27), contra o Botafogo, fora de casa, às 20 horas.