O quinto jogo dos playoffs entre Paulistano x Basquete Cearense foi emocionante como toda a série disputada entre os dois times. Mesmo jogando em São Paulo, a equipe de Fortaleza não se intimidou, liderou o placar por três quartos, mas acabou levando a virada nos segundos finais e a equipe da casa deixou a quadra vencedora por 76 a 72.
Nos primeiros dez minutos de partida, o Basquete Cearense abriu nove pontos de vantagem: 26 a 17. No segundo quarto, o Paulistano fez sete a mais do que o adversário e conseguiu diminuir a diferença para apenas dois: 40 a 38. O terceiro período foi o mais equilibrado, mas o time de Fortaleza conseguiu colocar mais um ponto de frente e alcançou 57 a 54.
Com a diferença pequena, os dois times foram para o tudo ou nada no último quarto. Ainda assim, o Basquete Cearense se manteve mais tempo a frente do placar. Em determinado, o Paulistano virou e chegou a 71 a 69 quando faltavam 2min17s para o final com uma cesta de dois pontos anotada por De Paula.
Mas o Basquete Cearense não desistiu e voltou a passar na frente do placar com uma bola de três de Duda, fazendo 72 a 71 a 1min28s do final. A partir daí erros se sucederam dos dois lados, De Paula falhou numa bola de três, Rashaum errou uma tentativa de dois a 30 segundos do final.
O Paulistano só foi virar de novo a 13 segundos do final. Arthur Pecos sofreu falta e acertou os dois arremessos de lance livre, fazendo 73 a 72 para o time da casa. Com a posse de bola, o Basquete Cearense tentou retomar a frente do placar a quatro segundos do fim, mas Duda faltou no arremesso.
E a dois segundos do fim, o Paulistano ampliou a vantagem em dois arremessos de lance livre de Lucas Dias, abrindo 75 a 72. Na saída, Gruber perdeu a posse de bola e o time da casa teve mais uma falta a seu favor. Guilherme acertou uma das duas cobranças e fez 76 a 72 para garantir a classificação para sua equipe. Ainda houve tempo para Gruber tentar um arremesso de longe, mas não havia tempo para mais nada.
Com o resultado, o Paulistano se classificou para enfrentar Franca nas quartas-de-final. As duas equipes se enfrentaram duas vezes na fase de classificação com duas vitórias do time do interior: 76 a 73 em novembro na capital e 78 a 71 em fevereiro em casa.
Na partida desta terça-feira, quem se destacou pelo Paulistano foi Artur Pecos, autor de 19 pontos na partida. Do lado do Basquete Cearense, o cestinha foi Rashaun, com 16.