O Gocil/Bauru Basket está a um passo das quartas de final do NBB CAIXA 2016/2017. Na tarde deste sábado, o Dragão fez valer a força do Ginásio Panela de Pressão e conquistou uma grande vitória no Jogo 2 da série oitavas de final contra o Macaé Basquete, por 91 a 79. Com o resultado, a equipe bauruense abriu 2 a 0 e ficou a um triunfo da classificação à próxima fase.
Líderes do Bauru na temporada, Alex Garcia e Jefferson William comandaram a equipe mais uma vez neste NBB CAIXA. O Brabo teve atuação completa e deixou a quadra com 20 pontos, cinco assistências e seis roubos de bola (28 de eficiência). Já o ala/pivô registrou um duplo-duplo de 23 pontos e 11 rebotes (23 de eficiência).
Com mais este resultado, os comandados do técnico Demétrius Ferracciú podem confirmar a vaga nas quartas de final já nesta segunda-feira (10/04), novamente no Panela de Pressão, às 20h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Se conseguir o triunfo, o adversário nas quartas será o UniCEUB/BRBCARD/Brasília, quarto colocado na fase de classificação.
“Fizemos um bom jogo defensivamente e conseguimos segurar Macaé nos momentos decisivos da partida. Agora é manter o foco para conseguirmos fechar a série em 3 a 0 e avançar para as quartas de final do NBB CAIXA”, comentou Alex Garcia, que ainda pegou quatro rebotes.
Mais do que a um passo das quartas de final, o Bauru também está bem perto de confirmar uma escrita histórica da equipe nas oitavas de final. Desde a primeira edição da competição, o Dragão nunca perdeu um jogo sequer de oitavas e acumula nada menos que quatro varridas ao longo das temporadas, contra Assis (09/10), Paulistano (10/11), Liga Sorocabana (11/12) e Basquete Cearense (13/14). Será que vem mais um 3 a 0 por aí?
Além da dupla Brabo e Jé, o Bauru ainda contou com atuações importantes do “Maestro” Valtinho, que fez 13 pontos em 15 tentados e somou 16 de eficiência, e do ala Léo Meindl e do pivô Shilton, ambos com dez pontos. Com nove pontos, sendo seis deles no último quarto, Gui Deodato também teve aparição importante no time vencedor.
Não tem defesa que segure o baixinho Kendall Anthony. Com 23 pontos e 11 assistências, o armador norte-americano tornou a ser o grande destaque do Macaé e protagonizou mais um show de basquetebol. O jogador fez seu 11º jogo consecutivo com 20 pontos ou mais e segue como cestinha isolado do NBB CAIXA, com média de 20,1 pontos por duelo.
O segundo quarto teve dois momentos distintos. No começo, o Bauru sufocou o adversário com uma defesa pressão, variando na meia e na quadra inteira. Com isso, dominou totalmente e abriu 18 pontos (39 a 21). Depois, o Macaé reagiu de maneira impressionante e, apostando nos contra-ataques e nas bolas de 3 – foram quatro – reduziram a diferença para três pontos (43 a 40).
Já na segunda metade da partida, a equipe do técnico Demétrius Ferracciú segurou a pressão do time macaense, que entre idas e vindas, cortou novamente a diferença para três pontos. Porém, no período final, os donos da casa colocaram a vantagem na casa dos dez pontos e mantiveram-na assim até o final da parcial.