As seleções brasileiras de basquete 3×3 iniciaram suas participações no Pré-Olímpico Mundial, em Utsonomiya, no Japão, na madrugada desta sexta-feira (03). A equipe feminina conseguiu uma vitória e uma derrota e segue viva por um lugar na semifinal, enquanto o time masculino perdeu seus dois jogos e já está eliminado com uma rodada de antecedência.
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
- ‘Mundial de Clubes é muito importante’, afirma Gabi Guimarães
A seleção feminina, que conta com Clarissa dos Santos, Vitória Marcelino, Thayná Silva e Luana Souza, fez dois grandes jogos no dia. Primeiro, perdeu para a Alemanha por 17 a 16, na prorrogação. Horas depois, foi dominante contra a Áustria e ganhou por 21 a 11, em jogo encerrado a 37 segundos do fim. Com isso, a equipe está em terceiro lugar do grupo A e pode garantir a classificação à semifinal com mais triunfo.
Este Pré-Olímpico de basquete 3×3, também chamado de Torneio Qualificatório Olímpico Universal 2, conta com oito equipes em cada naipe. Elas estão divididas em dois grupos de quatro e, após se enfrentarem, apenas os dois primeiros de cada chave avançam às semifinais. A partir daí, há o mata-mata para definir o campeão, que garantirá vaga olímpica em Paris-2024.
O próximo compromisso do Brasil na disputa feminina será contra o Japão, na manhã deste sábado (04), às 07h20 (horário de Brasília). Além da classificação, a equipe verde-amarela pode terminar a primeira fase na liderança de seu grupo se conquistar uma vitória diante do país-anfitrião, a depender do duelo entre Alemanha e Áustria. As semifinais e finais ocorrerão no domingo (04), a partir das 05h20.
Time masculino dá adeus precoce
Quarta colocada na Copa do Mundo de 2023, a seleção brasileira de basquete 3×3 masculino perdeu duas partidas e deu adeus ao sonho de Paris-2024. Primeiro, o time formado por Branquinho, André Feros, Matheus Parcial e Daniel Von Haydin foi derrotado pela Lituânia por 21 a 14. Em seguida, sofreu revés diante de Porto Rico, por 21 a 19, em duelo decidido no fim.
Com as duas derrotas, a seleção brasileira já está eliminada do Pré-Olímpico. A equipe aparece na quarta colocação do grupo A e até vai enfrentar a Holanda na última rodada, neste sábado, às 03h50, mas apenas para cumprir tabela. Isto porque a Holanda tem dois triunfos e já está classificada, enquanto Porto Rico e Lituânia, cada um com uma vitória, se enfrentarão valendo a segunda vaga do grupo.