Às vésperas da Copa América, as seleções brasileiras de basquete 3×3 irão brilhar no Rio de Janeiro. As equipes, que se apresentam para a concentração nesta sexta-feira (24), participarão de dois amistosos, contra Sérvia e Argentina, no evento Mano a Mano no próximo domingo (26), na Urca. Além disso, os duelos terão transmissão do Esporte Espetacular, a partir das 10h15, na TV Globo.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O evento, que há anos une grandes nomes do esporte a locais inusitados e causas sociais, terá o basquete 3×3 como protagonista desta edição. Além do amistoso, o Mano a Mano também receberá um duelo entre jogadores estrangeiros, com passagens pela NBA, e brasileiros, com experiência na seleção brasileira. Anderson Varejão, lenda brasileira das quadras, é presença confirmada.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
As duas partidas prometem grandes momentos para os amantes da modalidade. O time masculino irá enfrentar a Sérvia, atual campeã mundial. Quarto colocado na Copa do Mundo de Basquete, o Brasil deu trabalho para os sérvios no último encontro, em uma campanha que ficou marcada como a melhor da história brasileira na modalidade.
Por outro lado, a seleção feminina vai reencontrar a Argentina depois da vitória sobre a rival nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Na ocasião, as brasileiras chegaram até as quartas de final e, na Copa América, irão buscar a classificação para o Pré-Olímpico.
Assim, este será o último compromisso antes das equipes embarcarem para a cidade de San Juan, em Porto Rico, onde irão disputar o torneio continental. Pela classificação no Mundial, os homens já se encontram qualificados para o Pré-Olímpico, enquanto as mulheres irão lutar pelo pódio para se aproximarem de Paris 2024.
Sobre o Mano a Mano
Primeiramente, a edição inicial do Mano a Mano foi realizada em 2013 e contou com a presença da lenda jamaicana Usain Bolt, que brilhou na praia de Copacabana naquele ano e, também, nos dois anos seguintes. Em 2016 e 2017, o desafio contou com o velocista norte-americano Justin Gatlin. Em 2018, a competição mudou e foi para as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, com o duelo entre Isaquias Queiroz e o alemão Sebastian Brendel na canoagem. No ano passado, o futebol feminino foi a modalidade do Mano a Mano.
*Com informações da Confederação Brasileira de Basquete