O Brasil encerrou sua histórica participação na Copa do Mundo de basquete 3×3, em Viena, na Áustria, na quarta colocação. A equipe formada por Socas, Ruan, Branquinho e Jonatas acabou superada na semifinal pelos Estados Unidos e também perdeu a disputa do bronze para a Letônia, neste domingo (04). Ainda assim, foi a melhor campanha do país na competição.
- Fullana estreia em torneios da WTA com derrota para polonesa
- Rio e Niterói oficializam candidatura aos Jogos Pan de 2031
- Emanuel Rego é indicado ao cargo de Diretor Geral do COB
- Dueto do nado artístico questiona escolhas da confederação
- Goiás bate São José e soma terceira vitória na Superliga
Depois de passar pela Polônia com uma bola no estouro do cronômetro nas quartas de final, o Brasil chegou com moral para o duelo contra os Estados Unidos na semi. A equipe brasileira até saiu na frente, mas o time adversário encaixou uma boa sequência de bolas de dois pontos, em especial com Fredette, ex-NBA, e logo passou a frente. Os EUA abriram cinco pontos e administraram até fechar em 21 a 17.
Com a derrota, o Brasil foi encaminhado à disputa do bronze, onde encarou a Letônia, atual campeã olímpica. Assim como aconteceu na semifinal, a equipe verde-amarela saiu em vantagem e chegou a ter 4 a 2 de frente, mas a alegria brasileira durou pouco tempo. A Letônia tomou conta do jogo e, com um forte ritmo, chegou a vitória em 22 a 12 a pouco menos de três minutos do fim do tempo regulamentar.
Dessa forma, o Brasil encerrou sua participação na Copa do Mundo de basquete 3×3 em quarto lugar, garantindo a melhor campanha de sua história. A equipe venceu cinco jogos, sendo três na fase de grupos e dois no mata-mata, e perdeu três. Curiosamente, as três derrotas brasileiras vieram para as equipes que fizeram o pódio da competição: Sérvia e Estados Unidos (finalistas) e Letônia (bronze).
Vaga no Pré-Olímpico
Com a quarta colocação, a equipe brasileira perdeu a chance de disputar o Pré-Olímpico para os Jogos de Paris 2024. Apenas os três primeiros colocados da Copa do Mundo se garantiram na competição que distribuirá três vagas para a Olimpíada. O basquete 3×3 fez sua estreia olímpica em Tóquio-2020 e contará com a participação de oito seleções em cada naipe em Paris 2024.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O Brasil ainda pode ir ao Pré-Olímpico Mundial por meio do ranking mundial – os sete primeiros colocados vão à competição. Além disso, poderá disputar o Pré-Olímpico 2, caso seja campeão da AmeriCup deste ano. Este segundo torneio qualificatório contará com oito equipes e dará uma vaga para a Olimpíada. Atualmente, o Brasil é o 35º colocado da classificação masculina.