Para poder participar dos jogos Sul-Americanos, Mundiais e Olimpíadas a posição dos países no ranking da FIBA, que será atualizado mensalmente
Para que o torneio 3×3 tenha homologação FIBA, é obrigatório efetuar o registro e criar perfil do atleta. Este procedimento é fundamental para que o Brasil pontue e ganhe posições para se manter entre os 20 primeiros no ranking, e se classifique para Sul-Americanos, Copas do Mundo e Jogos Olímpicos.
Sempre no primeiro dia de cada mês, a FIBA (Federação Internacional de Basketball) divulga o relatório mensal do ranking dos países que realizaram e realizam torneios de Basquete 3×3 homologados.
COPA DO MUNDO FIBA 3X3 E JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE
Ainda esse ano será realizada a Copa do Mundo FIBA 3×3 na categoria adulta, em Manila, capital das Filipinas.
A seleção brasileira 3×3 masculina participará do evento, que será realizado em junho, pelo fato de ocupar o 7º lugar no período do relatório mensal de 1º de novembro de 2017, data limite que definiu os 20 primeiros países por gêneros que mais realizaram torneios homologados.
Já a seleção brasileira 3×3 feminina não se classificou por ocupar o 23º lugar no Ranking.
Por sua vez, os Jogos Olímpicos da Juventude serão realizados em Buenos Aires entre os dias 7 e 17 de outubro. A competição internacional será destinada à categoria Sub-18, masculina e feminina. No dia 1º de abril serão definidos os 20 países classificados por gêneros. O critério de classificação é o mesmo usado para a Copa do Mundo FIBA 3×3.
A classificação do Brasil no relatório de 1º de fevereiro por gênero no Sub-18 é:
– Feminino – 33º lugar
– Masculino – 14º lugar
Até o final de março será necessário realizar o maior número possível de torneios homologados para que no ranking feminino estejamos entre as 20 primeiras colocações. Já no naipe masculino, a colocação precisa ser mantida para a realização do credenciamento nos Jogos Olímpicos da Juventude.