O Brasil foi eliminado do torneio masculino da Copa do Mundo sub-18 de basquete 3×3, em Debrecen, na Hungria. A equipe chegou a vencer o Cazaquistão nesta quinta-feira (25), mas foi derrotado pela Lituânia e não conseguiu avançar pela fase de grupos. Assim, se despede do torneio com duas vitórias e duas derrotas. O time feminino segue na disputa, ainda com 100% de aproveitamento.
+ Carol Meligeni é eliminada na segunda rodada do quali do US Open
Vindo de um triunfo contra o Bahrain e um tropeço diante da Ucrânia, o Brasil chegou à esta quinta-feira com boas chances de avançar para o mata-mata da chave masculina. Tendo dois jogos pela frente no dia, a equipe precisaria vencer os dois ou ganhar um e torcer por uma combinação de resultados para se classificar.
Confrontos do dia
No primeiro duelo do dia, o time formado por Gabriel Almeida, Marcos Arambasic, André Candido e Luiggi Fachin encarou a Lituânia. Em um duelo frenético, a equipe brasileira esteve atrás do placar desde o primeiro instante e viu os adversários abrirem larga frente. A seleção verde-amarela chegou a diminuir a diferença para dois pontos no fim (18 a 16), mas os lituanos fizeram três pontos seguidos para fechar em 21 a 16.
Com a derrota, o Brasil deu adeus à competição. Isto porque a Lituânia garantiu a primeira colocação do grupo e a Ucrânia venceu os dois jogos que fez no dia, ficando em segundo lugar. Assim, a seleção brasileira entrou em ação contra o Cazaquistão já eliminado.
Apesar disso, os meninios brasileiros fizeram um grande jogo e conseguiram uma bela virada. O Cazaquistão liderou a maior parte do jogo e chegou a ter 19 a 15 de frente. No entanto, o Brasil emplacou sete pontos seguidos (três bolas de fora) em um minuto e passou a frente em 22 a 19.
Situação na Copa do Mundo sub-18
Com o resultado, o Brasil ficou na terceira colocação do grupo D, atrás apenas de Lituânia e Ucrânia. Ao todo, 20 times por naipe participam da Copa do Mundo sub-18 de basquete 3×3, sendo que estão divididas em quatro grupos de cinco. As seleções jogam entre si e, ao final das quatro rodadas, as duas melhores avançam ao mata-mata.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Apesar da eliminação no masculino, o Brasil segue na disputa feminina. E a equipe verde-amarela tem grandes chances de avançar de fase, já que venceu os dois primeiros jogos que fez na competição, contra Chile e Letônia. A seleção enfrentará Japão (líder) e Grã-Bretanha (lanterna) nesta sexta-feira (26), no encerramento da primeira fase.