O Brasil começou muito bem sua participação na Copa do Mundo sub-18 de basquete 3×3, em Debrecen, na Hungria. O país venceu três jogos que fez nesta quarta-feira (24), duas com a equipe feminina e uma com a masculina. As mulheres ganharam de Chile (17 a 11) e da Letônia (21 a 11), enquanto os homens bateram Bahrein (21 a 10) e perderam para a Ucrânia (21 a 16).
Feminino
A seleção feminina, com Alexia Dagba, Stephany Gonçalves, Arianny Oliveira e Ana Beatriz Passos, foi a primeira a entrar em ação, contra o Chile. Dominante, o Brasil tomou as rédeas do placar desde o início. A equipe tomou conta do placar após o primeiro ponto chileno e disparou, tendo 9 a 5. O Chile chegou a diminuir a diferença para apenas um ponto, mas logo o Brasil voltou a abrir e fechou o duelo em 17 a 11.
Poucas horas mais tarde, o quarteto brasileiro voltou à quadra para enfrentar a Letônia. O Brasil teve amplo domínio do jogo, desde o primeiro instante, e venceu de ponta a ponta, conseguindo a vitória ainda antes do encerramento do tempo. Ana Beatriz Passos acertou uma bola de dois a um minuto do fim e decretou a vitória brasileira por 21 a 11.
Com as duas vitórias, o Brasil aparece na segunda colocação do grupo C da Copa do Mundo sub-18 de basquete 3×3, atrás do Japão nos critérios de desempate. A equipe asiática venceu seus dois jogos com 21 pontos, tendo quatro pontos marcados a mais do que a seleção brasileira. O Brasil enfrentará o próprio Chile e a Grã-Bretanha no encerramento da primeira fase. Os dois primeiros colocados avançam.
Masculino
Contando com Gabriel Almeida, Marcos Arambasic, André Candido e Luiggi Fachin, a equipe masculina entrou em ação após as mulheres. Primeiro, enfrentou Bahrein e venceu por 21 a 15. Em um jogo que começou frenético, a seleção asiática chegou a liderar o placar no início, mas logo o Brasil ultrapassou e tomou conta do jogo até fechar em 21 a 10. O jogo foi encerrado a dois minutos e meio do fim.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Mais tarde, enfrentou a Ucrânia, que começou melhor no jogo e logo abriu 5 a 0. O Brasil ainda diminuiu a diferença, mas os europeus voltaram e ter cinco de frente em 7 a 2. Após pedido de tempo, a seleção se acertou e entrou de vez no jogo, deixando a Ucrânia pendurada no número de faltas. A vantagem chegou a ser de um ponto (10 a 9). No entanto, o time europeu disparou no fim e fechou em 21 a 16.
Com uma vitória e uma derrota, o Brasil aparece na terceira colocação do grupo D, atrás da Ucrânia e da Lituânia. A equipe ainda jogará contra a própria Lituânia e o Cazaquistão por um lugar nas quartas de final. Ao todo, a Copa do Mundo sub-18 de basquete 3×3 reúne 20 seleções, divididas em quatro grupos de cinco. As duas primeiras de cada chave avançam de fase.