A Federação Internacional de Basquete (FIBA) divulgou nesta sexta-feira, 1º de novembro, os primeiros classificados para os jogos Olímpicos Tóquio 2020 e os países que seguem na disputa através do critério do ranking da entidade. No masculino, o Brasil não se classificou automaticamente para os Jogos Olímpicos, mas irá disputar no ano que vem o Pré-Olímpico de basquete 3×3 na Índia, em março, em data e cidade a ser divulgada. Já entre as mulheres, o país não entrou na fase classificatória pelo ranqueamento.
-SE INSCREVE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE
No masculino, Sérvia, Rússia, China e Japão estão classificados automaticamente. E o Brasil entrou no Grupo A da seletiva, que tem 20 equipes, quando vai encarar Mongólia, Polônia, Turquia e Espanha na primeira fase. As outras chaves têm: B (Estados Unidos, Lituânia, Bélgica, Coreia do Sul e Nova Zelândia), C (Eslovênia, França, Catar, Filipinas e República Dominicana), D (Holanda, Lituânia, Canadá, Croácia e Índia).
Após esse Pré-Olímpico, restará ainda uma vaga em disputa para que a FIBA chegue aos oito países em ação em Tóquio. Para essa definição, haverá uma última seletiva que colocará em ação apenas os países do Pré-Olímpico que não tenham jogado as duas últimas edições no torneio de 5×5. Sendo assim, a disputa na Índia é a última chance do Brasil carimbar um lugar em Tóquio 2020.