As finais do circuito internacional de Basquete 3×3 das temporadas de 2020 a 2023 serão realizadas na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. O anúncio foi feito pela federação internacional de basquete (FIBA) na quarta-feira (26).
A definição da sede saiu de uma parceria entre a federação internacional de basquete e o grupo de comunicação Los Angeles Times, também dos Estados Unidos “Esta parceria é um avanço para o crescimento do basquete 3×3”, disse o secretário-geral da FIBA, Andreas Zagklis. “Estamos empolgados em levar nossa modalidade urbana para um próximo nível, na América do Norte, com um grupo renomado e inovador como o Los Angeles Times. Isso sem dúvida irá consolidar a cultura FIBA 3×3 na construção dos Jogos de Los Angeles 2028”, acrescentou Andreas Zagklis.
Agora em 2019 a final será em Utsunomiya, no Japão. Para chegar lá, os times de Basquete 3×3 disputam 11 etapas pelo mundo. Duas já foram realizadas, em Doha, no Catar, e em Chengdu, na China. A próxima será na cidade do México, nos dias 6 e 7 de julho, e depois vai a Saskatoon (Canadá), Praga (República Checa), Lausanne (Suíça), Debrecen (Hungria), Montreal (Canadá), Los Angeles (EUA), Nanjing (China) e Jeddah (Arábia Saudita).
As equipes brasileiras de basquete 3×3 Campinas Q4 e São Paulo DC conseguiram direito de disputar a etapa da Cidade do México. A vaga veio no Quest Internacional ANB3x3 de Mairiporã, cidade localizada na Grande São Paulo, disputado no final de maio. Os times fizeram a final do torneio, com vitória do Campinas Q4.