O Brasil ficou em terceiro lugar do Grupo D da Copa do Mundo Sub-18 de basquete 3×3 e não conseguiu classificação para a sequência da competição, que está sendo disputada em Ulaanbaatar, na Mongólia. Somente os dois primeiros das quatro chaves conseguem vaga na fase eliminatória.
A missão dos brasileiros nesta quarta-feira (3) era bater os dois adversários do dia, Estônia e Romênia, e aguardar a última partida do grupo, entre Romênia e Argentina, para ver se passava para as quartas de final da Copa do Mundo Sub-18.
A primeira parte os brasileiros cumpriram. Bateram a Estônia por 21 a 20. Depois, porém, foram eliminados com a derrota por 18 a 15 para os romenos, que ficaram com a vaga ao lado dos argentinos. As duas equipes definiriam apenas quem seria primeiro e segundo.
Até a manhã desta quarta, pelo horário de Brasília, ainda não era possível saber a colocação final do Brasil na Copa do Mundo Sub-18, pois ainda faltavam jogos a serem realizados. Mas a campanha do time brasileiro de basquete 3×3 foi de duas vitórias e duas derrotas.
Além dos jogos da última rodada, o Brasil venceu o Quirguistão por 22 a 8 e perdeu para a Argentina por 14 a 6. Fez 64 pontos no total, média de 16 por jogo, e tomou 60, média de 15. O selecionado foi representado por Matheus Alves, Matheus Diniz, Igor Iglesias de Souza e Pedro Henrique dos Santos.
Matheus Diniz foi o cestinha do time com 23 pontos, Matheus Alves e Pedro Henrique dos Santos anotaram 17 cada, e Igor Iglesias de Souza fez sete. O russo Danila Chikarev fechou a primeira fase com 35 e dificilmente seria superado pelos atletas que ainda entrariam em quadra antes do fechamento da etapa classificatória.