8 5
Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Brasil é convocado para a Copa do Mundo adulta e Sub-18

Divulgação FIBA

O departamento de Basquete 3×3 da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou, nesta quinta-feira (18 de abril), as convocações dos selecionados nacionais masculinos, Adulto e Sub-18. Além disso, foram definidas também as datas da primeira etapa de treinamentos preparatórios.O técnico Douglas Lorite convocou oito jogadores para esta primeira etapa preparação da Seleção Brasileira Adulta Masculina, visando à Copa do Mundo de basquete 3 x 3(FIBA World Cup), que será realizada de 18 a 23 de junho, em Amsterdam, na Holanda. Até a data do embarque o treinador brasileiro definirá os quatro atletas que seguirão viagem.

Os chamados foram estes: Felipe Oscar de Camargo (Campinas 3×3), Jonatas Júlio de Mello (Campinas 3×3), Luiz Enrique Leorte Bidart (Santos 3×3), Rafael Frias da Costa (Santos 3×3), William Weihermann (São Paulo DC), Jefferson Froehlich Socas (São Paulo DC) e Luiz Felipe Soriani (São Paulo DC) e Ulisses Ferreira de Lima (Rio Preto 3×3).

“Pensamos nestes nomes para começar a mesclar atletas novos com os experientes, já pensando em uma equipe mais forte para futuro. Estamos em fase de experiência, de achar o nosso jogo como seleção, além de adquirir bastante rodagem internacional com esses jogos, fazendo o máximo para, ao menos, passarmos de fase, obtendo uma boa colocação na Copa do Mundo; lembrando, que todos os países do mundo estão se aprimorando no Basquete 3×3 e temos que acompanhar esse ritmo, superando todas as nossas dificuldades”, comentou Lorite.

“Vamos a esta edição da Copa do Mundo para obter o maior número de vitórias possível, por isso, treinaremos ao máximo, realizando diversos amistosos aqui e também na sede do mundial para adquirirmos bastante bagagem, uma vez que teremos outra competição importante neste ano: Jogos Pan-americanos de Lima. Para chegarmos bem nesta disputa, à preparação começa agora, junto com a Copa do Mundo”, complementou Douglas.

A apresentação está agendada para 25 de abril (quinta-feira), às 12h (de Brasília), na Escola de Educação Física do Exército (ESEFEX), no Rio de Janeiro (RJ). A primeira etapa de preparação será finalizada no dia 28 de abril (domingo).

O técnico Luca Carvalho chamou oito atletas para a primeira etapa de preparação da Seleção Brasileira Sub-18 Masculina, visando à disputa da Copa do Mundo da categoria (FIBA 3×3 U18 World Cup), que será jogada de 03 a 07 de junho, em Ulaanbaatar, na Mongólia. Até a data do embarque o treinador brasileiro definirá os quatro atletas que seguirão viagem.

Os convocados foram estes: Mateus Henrique Diniz (Basquete Joinville), Pedro Henrique Serra Carvalho dos Santos (CA Paulistano), Henrique Levy Alves Balangio (Checkball Vila M), Raffael Mencarini (Clube Esperia), Ruan Michel Marques Miranda (CR Flamengo), Igor Gabriel Iglesias de Souza (CR Flamengo), Matheus Souza Alves (CR Flamengo) e Luiz Henrique Souza Ferreira (CR Flamengo).

“São jovens bem promissores, a maioria deles já vivenciou uma experiência em competição internacional, então, acredito que o nível de absorção nessa próxima etapa de treinamentos será muito grande. Estou muito animado para trabalhar com estes atletas, além disso, já estamos estudando os adversários para não sermos surpreendidos na Copa do Mundo”, explicou Carvalho.

A apresentação está agendada para 25 de abril (quinta-feira), às 12h (de Brasília), na Escola de Educação Física do Exército (ESEFEX), no Rio de Janeiro (RJ). A etapa de preparação inicial de preparação será realizada até 28 de abril (domingo).

“Vamos fazer duas etapas de treinamentos antes de viajar, dando a melhor estrutura aos nossos técnicos, pois faremos os treinamentos, as alimentações e estaremos hospedados dentro da Escola de Educação Física do Exército, que nos ajuda bastante, pois evita qualquer perda de tempo com deslocamentos”, explicou Francisco Oliveira, gerente de desenvolvimento do Basquete 3×3 da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

“Para o Sub-18, a nossa expectativa é ter uma performance melhor do que na temporada passada, quando ficamos na sétima colocação nos Jogos Olímpicos da Juventude, pois temos quatro jogadores com experiências internacionais. Já em relação a equipe adulta, tentaremos uma campanha melhor que 2018, aprendendo com erros cometidos, buscando crescimento e uma boa campanha, pois logo teremos os Jogos Pan-americanos de Lima e queremos chegar bem para lutar por uma boa colocação também nesta competição”, finalizou Francisco Oliveira.

Mais em Basquete 3 x 3