A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) realiza o segundo Camp de Basquete 3×3, nas categorias Sub-18 e Sub-23 masculina e feminina, entre sexta (29) e domingo (1), a partir das 9h, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires (COTP), em São Paulo.
De acordo com Francisco Oliveira, gerente de desenvolvimento da modalidade na CBB, o objetivo deste camp é a observação de jogadores por Douglas Lorite, Rafaella Bauerfeld e Luca Carvalho, que fazem parte da comissão técnica dos selecionados nacionais.
“Nosso intuito com eventos como esse é promover uma caça de talentos, especialmente, nas categorias de base, que representarão o futuro da modalidade. Por isso, precisamos realizar um trabalho de desenvolvimento destes jovens (naipes masculino e feminino) no Basquete 3×3, mantendo sempre um contato próximo para criarmos um cadastro de acompanhamento, pois existem diferenças em relação ao basquete 5×5. Trabalhando a base, o futuro está garantido”, explicou Oliveira.
Em março, nos dias 16 e 17, a CBB realizou camp de Basquete 3×3 similar no Rio de Janeiro.
“Estamos fazendo esse trabalho de detecção de talentos, realizando, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o curso de formação de novos treinadores e agora é vez de colocarmos em prática o trabalho integrado com as federações estaduais. Isso possibilitará a criação de mais times, trazendo o envolvimento dos clubes de camisa, que abrirão espaço para estes técnicos específicos do Basquete 3×3 e para esta gama de novos jogadores que está surgindo”, explicou Oliveira.
“Tudo isso auxiliará na divulgação positiva do Basquete 3×3, que ganhou o status olímpico e está em pleno crescimento e desenvolvimento no cenário nacional”, finalizou.