Foram definidos neste sábado (24) os campeões da II Copa do Brasil de Basquete 3×3, com destaque para o título do Rio Preto Guarani, na categoria Elite Masculino (profissional) e do Corinthians, na Adulto Feminino. O torneio reuniu 52 equipes e 208 atletas divididos em sete categorias, no Memorial da América Latina, na capital paulista.
A decisão da Elite Masculino foi acirrada, disputada ponto a ponto e conquistada nos detalhes pelo experiente Rio Preto Guarani, que bateu o melhor time da temporada, o São Paulo DC, campeão da Liga ANB 3×3, por 21 a 18.
Essa foi a segunda vitória do time rio-pretense diante do time da capital em apenas quatro dias. Na última terça-feira (20), o Rio Preto Guarani sagrou-se o primeiro campeão dos Jogos Abertos do Interior, em São Carlos, ao vencer o São Paulo DC por apenas um ponto, 21 a 20.
“Mais uma vez duas forças do basquete 3×3 voltaram a se enfrentar e acabamos sendo vitoriosos novamente. Já esperávamos por um jogo disputado, mas mantivemos a tranquilidade para confirmar o resultado”, afirmou o jogador Diguinho. “Estamos satisfeitos com as nossas conquistas. O entrosamento do nosso conjunto coroando nosso trabalho com o título dos Jogos Abertos e da Copa do Brasil”, acrescentou ele, que jogou ao lado de Alfredo, Borracha e Sapão.
Luiz Felipe Soriani, o melhor jogador do Brasil no ranking da FIBA 3×3, lamentou a derrota: “A gente sabia das dificuldades, foi um jogo bastante disputado e decidido nos detalhes. Vencemos as duas etapas classificatórias da Copa do Brasil, mas não levamos o título. Faz parte”.
Para chegar à final, o Rio Preto Guarani venceu o Florianópolis NQS, por 21 a12; o Bauru BKT nas quartas de final, por 21 a 15; e o Hi-Nutrition SP, na semifinal, por 21 a 14.
Corinthians confirma favoritismo no feminino
Campeão das etapas classificatórias da II Copa do Brasil, o Corinthians confirmou o favoritismo e faturou também o título da etapa final. Como o Rio Preto Guarani, as meninas do ‘Timão’ também foram campeãs dos Jogos Abertos há quatro dias.
O Corinthians começou o sábado vencendo o The Choice, por 11 a 5. Depois, passou pelo Cohab 1 Girls, por 9 a 7. Na final, voltou a enfrentar o The Choice e novamente não deu espaço para as adversárias, garantindo a vitória por 18 a 11.
“Essa final da Copa do Brasil reuniu as seis melhores equipes das outras duas etapas, confirmando o ótimo nível técnico da competição. Já havíamos vencido as duas etapas anteriores, mas queríamos mesmo é sermos campeãs da Copa do Brasil e cumprimos nosso objetivo, fechando com chave de ouro”, disse a corintiana Júlia Carvalho, a jogadora número 1 do Brasil no ranking da FIBA 3×3, que foi campeã ao lado de Luana, Evelyn e Sassa.
Resultados finais da categoria Elite Masculino
Final – Rio Preto Guarani 21 x 18 São Paulo DC
1º Rio Preto Guarani
2º São Paulo DC
3º Santos Fupes
Resultados finais da categoria Adulto Feminino
Final – Corinthians 18 x 11 The Choice
1º Corinthians
2º The Choice
3º Formation Street