As melhores equipes do país estarão em São Paulo, a partir deste sábado (24), para a disputa da grande final da II Copa do Brasil de Basquete 3×3. A competição acontecerá no Memorial da América Latina. Além do título, os jogadores das categorias Elite Masculino e Adulto Feminino estarão de olho nos pontos para a classificação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
“A Copa do Brasil já está valendo para a pontuação que irá classificar o país para a Olimpíada de Tóquio 2020. Então quanto mais torneios tivermos durante esse período até 1o. novembro de 2019, mais chances o Brasil terá de buscar sua vaga para estar no Japão. Além do título importante da Copa do Brasil, as equipes ainda tem a vantagem de estarem ajudando o país nessa classificação”, afirmou Luiz Felipe Soriani, do São Paulo DC e número 1 do Brasil no ranking da FIBA3x3, o 76º colocado.
“Para o feminino, a Copa do Brasil também será muito importante para buscarmos a tão sonhada classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Nós não classificamos direto para o Mundial de 2019, mas teremos a oportunidade de disputar um torneio classificatório em Porto Rico, em maio, tentando garantir as três últimas vagas para o Mundial”, explicou Julia Carvalho, do Corinthians e melhor jogadora brasileira no ranking da FIBA 3×3, a 135ª colocada.
A Copa do Mundo será realizada em junho, na Holanda, com 20 países em casa naipe, feminino e masculino. O Brasil tem vaga direta no masculino, pois estava em 12º lugar quando foi fechada a janela de pontuação. Enquanto o feminino estava em 18º e terá que jogar o classificatório.
Já para Tóquio serão oito vagas por naipe, de acordo com os critérios de classificação da FIBA 3×3, entre eles o Mundial.
Saiba quem está na disputa do título da II Copa do Brasil de Basquete 3×3:
Ao todo, 52 times divididos em sete categorias – Sub 18 Masculino e Feminino, Sub 23 Masculino, +35 Masculino, Open Masculino, Adulto Feminino e Elite Masculino – vão disputar o título da II Copa do Brasil.
Na Elite serão 12 times: São Paulo DC, Santos/Fupes, Rio Preto Guarani, Rio de Janeiro, SP Hi-Nutrition, Presidente Prudente, Santos MemorialFupes, Bauru BKT, Campo Grande NKB, SP CHR Basquete, Mogi 3×3 e SP Atletas do Ano.
No Feminino disputam o título seis times: Corinthians, WolfGirls (nome trocado para Blackout), Formation Street, The Choice, RJ CCL Girls e Cohab I Girls.