William Guimarães brilha e leva dois ouros; Brasil termina Pan-Americano Júnior de Badminton com três campeões
Nesta quinta-feira (26) foi realizado o último dia do Pan-Americano Júnior de Badminton em Salvador, Bahia. Os brasileiros disputaram quatro finais e se deram bem em três delas. William Guimarães venceu na sub-17 masculina e, ao lado de Rafael Faria, na sub-17 das duplas masculina. Completando o trio vitorioso, Jonathan Matias levou o ouro na sub-19 masculina.
A única derrota do dia foi na sub-15 feminina, onde Juliana Viana Vieira acabou ficando com a prata. O Brasil fechou sua participação na competição com três ouros, enquanto Estados Unidos e Canadá terminaram com 11 medalhas de ouro cada. Nenhuma outra seleção conseguiu a medalha dourada.
+CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DO DIA
Sub-17 masculino
Na grande final da categoria, William Guimarães enfrentou o canadense Colin Jia. Melhor tecnicamente, o brasileiro se impôs desde o início e dominou o adversário. No primeiro set, William fechou em 21 a 13. Sem deixar o canadense reagir, o brasileiro seguiu pressionando e, sem problemas, fechou o jogo em 21 a 8, ficando com o título do sub-17 masculino.
Duplas sub-17 masculino
Após descansar por alguns minutos, William retornou para jogar ao lado do compatriota Rafael Faria. Os adversários foram os canadenses Colin Jia e Darren Choi. Em outra partida irretocável de William, a dupla brasileira dominou as ações no primeiro set e fechou a parcial em 21 a 12.
Já o segundo set foi bem mais difícil. A dupla canadense reagiu e colou no placar. O jogo ficou bem mais disputado, mas Rafael e William souberam controlar os nervos e fecharam o jogo em 21 a 19, conquistando mais um ouro para o Brasil.
Sub-19 masculino
E a terceira medalha dourada do dia veio com Jonathan Matias. Contra o norte-americano Karthik Kalyanasundaram, Jonathan teve um começo arrasador, não deu brechas para o adversário e fez 21 a 7. O segundo set foi mais complicado, mas o brasileiro se manteve à frente e fechou com 21 a 18.
Jonathan Matias, fechou, nesta quinta, seu ciclo Júnior com chave de ouro, literalmente, levando o título Pan-americano da Sub 19 em Salvador (Bahia). Esta conquista vem coroar uma trajetória pan-americana Jr maravilhosa que poucos conhecem e que merece ser destacada, muito provavelmente a segunda melhor trajetória da história do Brasil, atrás somente de Ygor Coelho, atual número 1 das Américas e 39 do mundo).
Ao longo de 8 anos de participação em Pan-Americanos ele simplesmente conquistou 13 medalhas (3 Ouros, 4 Pratas e 6 Bronze) contra 17 do Ygor (12 Ouros, 3 Pratas e 2 Bronzes). Olhem só:
2010: Bronze (SM – Sub 11) e Ouro (DM – Sub 17) – Republica Dominicana
2011: Prata (DM – Sub 13) – Jamaica
2012: Bronze (SM – Sub 13) e Prata (DM – Sub 13) – Canadá
2013: Ouro (SM – Sub 15) e Bronze (DX – Sub 15) – México
2014: NÃO FOI (falta de recursos)
2015: Prata (SM – Sub 17) – México
2016: Bronze (SM – Sub 17) e Bronze (DM – Sub 19) – Peru
2017: Prata (SM – Sub 19) e Bronze (DM – Sub 19) – Canadá
2018: Ouro (SM – Sub19) – Brasil
Sub-15 feminino
Juliana Viana Vieira foi a única brasileira derrotada do dia. Diante da norte-americana Natalie Chi, a brasileira até que começou bem e venceu a primeira parcial por 21 a 13. Mas Natalie se recuperou, voltou jogando muito no segundo set e empatou o confronto após vencer por 21 a 12.
No set desempate, Juliana voltou a ser dominada e perdeu por 21 a 13. Com a derrota, a brasileira ficou com a prata.