Chegou o dia da edição de 2024 da festa do esporte olímpico brasileiro. Nesta quarta-feira (11), no Vivo Rio, zona sul da cidade do Rio de Janeiro, acontece o evento de premiação dos melhores atletas e treinadores do país neste ano. Todos eles receberão o Prêmio Brasil Olímpico (PBO) e, no badminton, a eleita como principal nome da temporada foi a piauiense Juliana Viana Vieira, de 20 anos, primeira mulher brasileira a ganhar uma partida em Jogos Olímpicos na modalidade.
- Ryan Francisco brilha e São Paulo vence Cruzeiro na Copinha
- Hugo Calderano é destaque do Ochsenhausen contra o Dortmund
- Corinthians x Vasco – Quartas de final da Copinha: onde assistir
- Palmeiras x Grêmio – Quartas de final da Copinha: onde assistir
- Após Basel, Yuri Mansur conquista mais um prêmio na Europa
Juliana Viana está no Rio de Janeiro para receber o prêmio e será acompanhada pelo tio José Cícero. “Estou honrada por receber esse prêmio. Não esperava, não vou mentir. Mas, acredito que, em partes, eu seja merecedora pelo que trabalhei. Não somente eu, mas todo conjunto, como a Confederação (CBBd), o Marco Vasconcelos (técnico) e meus companheiros de treino. É meu nome que está lá, mas são muitas pessoas sendo representadas por mim. Fiquei muito feliz e honrada por ser nomeada a melhor atleta de badminton de 2024”, afirmou a atleta.
“É com muito orgulho que receberei esse prêmio, ainda mais por ser do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Será um momento único na minha vida pessoal e profissional. Estou contente e quero continuar trabalhando duro para seguir recebendo prêmios. Dedico esse momento muito especial à minha mãe, mulher que sempre me apoiou desde o começo”, concluiu Juliana Viana citando a importância de Joelma da Silva Viana, sua mãe, na sua trajetória como atleta profissional do badminton.
História no Badminton
Natural de Teresina, no Piauí, a jovem Juliana Viana realizou em 2024 o sonho olímpico com apenas 19 anos. Ela começou na modalidade com seis e já revelou anteriormente que é fascinada pelo movimento da peteca, um dos fatores que fez ela se apaixonar pelo badminton. A atleta piauiense conheceu a modalidade em um projeto social em Monte Castelo, bairro de origem dela em Teresina.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
No projeto de seu bairro, Juliana Viana tinha outras opções além do badminton. Ela começou no balé e, no mesmo centro esportivo, tinha também o futsal. Esses eram os únicos esportes disponíveis e Juliana fez a transição do balé para o badminton com seis anos. A mudança aconteceu porque ela não estava indo bem no balé e a mãe dela queria que ela e a irmã praticassem algum esporte. A partir disso, Juliana Viana optou pelo badminton.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Do começo ao primeiro sonho realizado não demorou tanto tempo. Nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Juliana Viana esteve no Grupo B e encarou a tailandesa Supanida Katethong e Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong. E ela marcou seu nome na história do badminton brasileiro ao se tornar a primeira a conquistar uma vitória na modalidade na chave individual feminina dentro de uma edição de Olimpíada. Ela bateu a jogadora de Hong Kong na segunda rodada.
Vencedores do prêmio do COB no badminton
Juliana Viana conquistou o Prêmio Brasil Olímpico de 2024, eleição realizada pelo COB. Nos anos anteriores, os premiados como melhores do ano no badminton foram: Davi Silva e Sania Lima, em 2023, e Ygor Coelho em 2022, 2021, 2019, 2018, 2017 e 2016. Uma mulher volta a ganhar sozinha essa premiação após nove anos, já que Lohaynny Vicente venceu em 2015, 2014 e 2013. O evento, organizado pelo COB, terá transmissão ao vivo no Canal do Time Brasil no Youtube a partir das 19h e também do Sportv.
Confira a lista completa de vencedores do PBO no badminton:
- 2024: Juliana Viana
- 2023: Davi Silva e Sania Lima
- 2022: Ygor Coelho
- 2021: Ygor Coelho
- 2019: Ygor Coelho
- 2018: Ygor Coelho
- 2017: Ygor Coelho
- 2016: Ygor Coelho
- 2015: Lohaynny Vicente
- 2014: Lohaynny Vicente
- 2013: Lohaynny Vicente
- 2012: Daniel Vasconcellos Paiola
- 2011: Daniel Vasconcellos Paiola
- 2010: Daniel Vasconcellos Paiola
- 2009: Daniel Vasconcellos Paiola
- 2008: Marina Jomori Eliezer
- 2007: Guilherme Kumasaka
- 2006: Mariana Arimori
- 2005: Renata Faustino da Silva
- 2004: Guilherme Pardo
- 2003: Guilherme Pardo
- 2002: Patrícia Oelke
- 2001: Sandra Miashiro Cattaneo
- 2000: Guilherme Pardo
- 1999: Maria Cristina Nakano