8 5
Siga o OTD

Badminton

Brasil avança para oito semifinais no Aberto de El Salvador

Foram três classificações nas duplas mistas, duas na simples, uma em cada naipe, mais duas nas parcerias masculinas e, para concluir, uma nos duetos femininos. Competição vai até sábado (30)

Jonathan Matias no Internacional do México de badminton Aberto de El Salvador brasil
Jonathan Matias avançou na simples (Gaspar Nóbrega/COB)

O Brasil avançou, nesta quinta-feira (28), para oito semifinais no Aberto Internacional de El Salvador de badminton de 2024. Foram três classificações nas duplas mistas, duas na simples, uma em cada naipe, mais duas nas parcerias masculinas e, para concluir, uma nos duetos femininos. A competição está sendo realizada em San Salvador e vai até sábado (30), com as definições dos campeões.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Na simples masculina, pelas quartas de final, Jonathan Matias derrotou o estadunidense Garret Tan por 21/18 e 21/14. Na semifinal, o brasileira enfrenta nesta sexta-feira (29) o salvadorenho Uriel Artiga, 2º cabeça de chave do Internacional de El Salvador de badminton. No feminino, pela mesma etapa, Juliana Viana bateu a espanhola Cristina Teruel por 21/12 e 21/14. Na briga por vaga na decisão, a atleta olímpica em Paris-2024 encara a colombiana Juliana Giraldo, também nesta sexta.

Duplas mistas

Pelas oitavas de final da duplas mistas do Internacional de El Salvador de badminton, Matheus Voigt e Tamires Santos começaram derrotando Manuel Mejia e Daniela Hernandez, de El Salvador, por 21/14 e 21/15. Davi Silva e Sania Lima bateram os ucranianos Oleksii Titov e Yevheniia Kantemyr com um duplo 21/13. Já Fabricio Farias e Jaqueline Lima impuseram 21/8 e 21/11 nos venezuelanos Fabricio Tovar e Barbara Lamas.

Nas quartas de final, Matheus Voigt e Tamires Santos superaram os guatemaltecos Yeison Alvarez e Adriana Barrios Chiong, por 2 sets a 1, parciais de 21/16, 19/21 e 21/14 . Davi Silva e Sania Lima despacharam os salvadorenhos Javier Alas e Fatima Fuentes em games diretos: 21/15 e 21/7. Por fim, Fabricio Farias e Jaqueline Lima bateram os espanhóis Marcos Garcia e Jana Villanueva necessitando da parcial de desempate: 21/19, 14/21 e 21/8.

O Brasil colocou três duplas na fase semifinal das parcerias mistas no Internacional de El Salvador de badminton, com Matheus Voigt e Tamires Santos disputando vaga na decisão contra os compatriotas Davi Silva e Sania Lima. Do outro lado da chave, Fabricio Farias e Jaqueline Lima encaram os espanhóis Miguel Esteve e Amaia Torralba. Os dois confrontos serão disputados nesta sexta, por enquanto, ainda sem horário definido.

Duplas masculinas e femininas

Nas duplas, sempre pelas quartas de final, Fabricio Farias e Davi Silva fizeram 21/16 e 21/5 em Yannick Feltes e Jerome Pauquet, de Luxemburgo; João Mendonça e Kauan Sttocco um duplo 21/10 nos venezuelanos Martinez Luis e Fabricio Tovar; e Izak Batalha e Matheus Voigt perderam por 21/14, 19/21 e 21/19 para José Morales e Antonio Emanuel Ortiz, da Guatemala.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Na semifinal do Internacional de El Salvador de badminton nos duetos masculinos, Fabricio Farias e Davi Silva duelam contra Christopher Salvador e Jonathan Solis, de Guatemala, e João Mendonça e Kauan Sttocco terão pela frente os também guatemaltecos Jose Luis Morales e Antônio Ortiz.

Já nas duplas femininas, Jaqueline Lima e Samia Lima bateram nas quartas as colombianas Juliana Giraldo e Karen Patiño: 21/8 e 21/11. Na briga por vaga na final, as duas encaram as estadunidenses Suneri Chinthalapati e Anvita Jamsandekar.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Badminton