Julio Godoy, da classe WH2 (cadeirantes), e Vinicius Costa, da SH6 (baixa estatura), conquistaram os três títulos possíveis da II Etapa Nacional de Parabadminton de 2024. Além de ganharam a medalha de ouro no individual em suas categorias, os dois foram os únicos que também foram campeões nas duplas do mesmo naipe e nas parcerias mistas. Eles subiram ao topo do pódio na chave de simples e nos duetos, com o primeiro vencendo com Marcelo Conceição e Daniele Souza e o segundo na companhia de Dheyvid Almeida e Kauyne Luz.
- Demoliner estreia com grande vitória em Knoxville
- Flamengo cala o Liberatti e vence o clássico contra o Osasco
- Luana Bertolucci anuncia que está curada do câncer
- Reynan anota 30 pontos e o Pinheiros bate o São Paulo no NBB
- Davi Fujii e Karina Senaga são vice-campeões em Caracas
Os dominantes
Na disputa individual da WH2, Julio Godoy se consagrou campeão ao derrotar José Ambrosio Neto, por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/4. Ainda na quarta-feira (2), último dia da Etapa de São Paulo, o jogador, ao lado de Marcelo Conceição, ganhou as duplas masculinas WH1-WH2 ao superar na decisão Osvaldo Crema e Sivaldo Souza: 21/7 e 21/9. Para completar a trinca, ele, na companhia de Daniele Souza, levou o ouro igualmente nas mistas WH1-WH2 diante de Marcelo Conceição e Ana Gomes: 28/30, 21/18 e 21/12.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
A campanha do outro tricampeão da II Etapa Nacional de Parabadminton começou com o título em simples da SH6. Vinicius Costa bateu Matheus Quintino Soares em sets diretos, games de 21/9 e 21/19. Na parceria masculina, o atleta alcançou o lugar mais alto do pódio ao lado de Dheyvid com uma trajetória de invicta, com dois triunfos. Nas equipes mistas, na companhia de Kauyne Luz, o jogador também não perdeu. Os dois somaram quatro vitórias. Os dois duetos da SH6 foram realizados em turno único, sem final.
Atletas com dobradinhas
Oito atletas também se aproximaram dos três títulos na II Etapa Nacional de Parabadminton. Eles não fizeram a trinca, mas deixaram a cidade de São Paulo com duas medalhas de ouro. As dobradinhas foram conquistadas por Marcelo Conceição, Jonathan Cardoso, Maria Eduarda Souza, Kauana Beckenkamp, Mikaela Almeida, João Gabriel Carbajal, Rogério Oliveira e Daniele Souza. Os dois últimos representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024.
Marcelo Conceição, da classe WH1, venceu a competição em simples superando Arthur Dias na final: 21/17 e 21/9. Já nas duplas masculinas WH1-WH2, ele ganhou o título ao lado de Julio Godoy. Jonathan Cardoso, da SL3, foi campeão levando a melhor contra Serafim Marcelo, sets de 21/16 e 21/11. Nos duetos SL3-SL4, o jogador formou parceria vitoriosa com Eugênio Cleto. Na final, os dois bateram Frederico Chanoft e Leonardo Zuffo: 25/23, 17/21 e 21/15.
A primeira mulher da lista das dobradinhas é Maria Eduarda Souza, da classe SH6. No simples, a atleta ganhou de Ágata Sousa: 16/21, 21/13 e 21/13. Nos duetos femininos, ela venceu ao lado de Cristiane Lourenço. Kauana Beckenkamp também levou dois ouros para casa, com as conquistas no individual da SL3 contra Adriane Ávila (21/8 e 21/12) e nas duplas SL3-SU5 ao lado de Mikaela Almeida. Elas bateram Adriane Ávila e Bruna Vasconcellos (21/13 e 21/14).
Além de ser campeã nas duplas femininas SL3-SU5 com Kauana Beckenkamp, Mikaela Almeida ficou com o título na simples da SU5 ao derrotar Bruna Vasconcellos: 21/6 e 21/11. João Gabriel Carbajal também atingiu o topo do pódio no individual da SU5 ganhando de Yuki Rodrigues: duplo 21/16. Ele igualmente levou o ouro nas duplas masculinas SU5 com Felipe Costa. Os dois fizeram 2 a 1 em Eduardo Oliveira e Rogério Oliveira: 21/13, 13/21 e 21/16.
Paralímpicos com dois ouros
A lista de atletas com dobradinha na Etapa de São Paulo do Nacional de Parabadminton acaba com os dois competidores que representaram o Brasil nos Jogos de Paris-2024. Entre os homens, Rogério Oliveira, da classe SL4, foi campeão na disputa sozinho diante de João Pedro Oliveira, parciais de 21/12 e 21/4. Ele também conquistou o ouro nas duplas mistas SL3-SU5 ao lado de Edwarda Dias. Eles superaram João Gabriel Carbajal e Abinaécia Silva: 21/7 e 21/12.
Medalha de bronze na simples da WH1, Daniele Souza ganhou os títulos nas parcerias mistas junto com Julio Godoy ao despacharem na final Marcelo Conceição e Ana Gomes: 28/30, 21/18 e 21/12. Já nos times femininos, a atleta acabou em primeiro lugar na companhia de Ana Gomes da WH1-WH2. Elas ganharam as três partidas que realizaram na fase única do evento, que foi realizado no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Edwarda Dias também deixou a Etapa de São Paulo com dois títulos. E ela também esteve em Paris-2024, mas não no badminton. A jogadora participou da Paralimpíada da capital francesa na equipe do Brasil de vôlei sentado. Além da conquistas nas duplas mistas SL3-SU5 ao lado de Rogério Oliveira, a atleta colocou o ouro no peito na individual da SL4. O evento contou apenas com três inscritas e ela ganhou todos os seus jogos.
Campeãs apenas no simples
Duas jogadoras das classes de cadeirantes foram campeãs somente na chave de simples. Na WH1, Auricelia Nunes aplicou 2 games a 0 em Ana Gomes, sets de 21/16 e 23/21. Já na WH2, Maria Gilda Antunes ganhou em parciais diretas diante de Maiara Oliveira: 21/8 e 21/4.