O domingo (8) consagrou os campeões da 3ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton – TOP 16 – Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), evento realizado em Cuiabá, no Ginásio Aecim Tocantins. Nas finais da categoria Principal, Juliana Viana e Jonathan Matias ganharam o título nas chaves de simples. Já nas duplas, os vencedores foram Fabrício Farias e Jaqueline Lima na mista, Davi Silva e Fabrício Farias na masculina, e Jaqueline Lima e Sâmia Lima no feminino.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Juliana Viana, 2ª do Ranking Nacional (RN), conquistou o título da Etapa de Cuiabá do Nacional, o TOP 16, derrotando na decisão Sâmia Lima, por 2 sets a 0, duplo 21/11. Em seguida, na final do masculino, Jonathan Matias, líder do RN, bateu Arthur Pomoceno, 2º do RN, também em parciais diretas: 21/19 e 21/15. Os quatro atletas que fizeram as decisões das chaves de simples no Principal representam o Clube Athletico Paulistano.
“Conheço bem a Sâmia, pois treinamos juntas na seleção. Uma conhece bem a outra e o simples não é a modalidade dela, pois treina somente dupla. Portanto, acaba que começo em vantagem, mas ela é uma adversária que tenho muito respeito, é minha amiga, jogadora de seleção, então é muito bom compartilhar uma final de Nacional com ela. Consegui lidar bem com as dores, coisas que todos os atletas passam, e sair com a vitória”, afirmou Juliana Viana. No início da cerimônia de premiação, a piauiense recebeu uma homenagem da Confederação Brasileira de Badminton por ter alcançado o feito de ser a primeira mulher do país na modalidade a vencer uma partida nos Jogos Olímpicos.
Em seguida, Jonathan Matias também analisou o jogo do seu título. “Estou feliz com meu primeiro título do TOP 16 na primeira vez que jogo. Hoje estava bem quente, então não foi fácil colocar a peteca no chão porque ela estava mais lenta, gerando ralis longos e com ninguém tendo ataques efetivos. Pensei mais em ter a iniciativa do ataque, não dar tanta chance a ele controlar o ataque. Consegui ser sólido e ir bem nessa tática”, destacou.
- Brasília bate Abel Moda com supremacia em ataque e bloqueio
- Karue Sell perde e está fora do Challenger de Drummondville
- Leonardo Abrahão marca quatro vezes em vitória pelo Espanhol
- Bia Haddad consegue grande virada e empata duelo de playoffs da BJK Cup
- São José vence o Mogi e dá sequência ao bom momento
Fabrício Farias e Jaqueline Lima dominam nas duplas
Dois atletas deixaram Cuiabá com dois títulos nas duplas. Na mista, Fabrício Farias e Jaqueline Lima ganharam de 21/16 e 21/17 de Marcos Ryan Sousa e Júlia Vitória Viana. Na parceria masculina, Fabrício, ao lado de Davi Silva, bateu Isak Batalha e Matheus Voigt em três sets, parciais de 21/13, 19/21 e 21/11. Por fim, no dueto feminino, Jaqueline e Sâmia Lima fizeram 2 a 0 em Lohaynny Vicente e Tamires dos Santos: 21/17 e 21/15.
Os donos de dois títulos em duplas jogam pelo Esporte Clube Pinheiros. “Fazia tempo que a gente não participava e é bom ver essa atmosfera dos clubes. Estou feliz por ser campeão mais uma vez. É muito difícil chegar às finais, já que existem vários atletas bons nacionalmente, então, estou bem contente”, afirmou Fabrício Farias, que fez dupla mista com Jaqueline Lima. “Gosto muito de participar dos Nacionais. É uma experiência única estar no Campeonato Brasileiro e estou bem alegre de estar mantendo meus títulos”, destacou a jogadora.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Revanche na dupla masculina
Campeão na dupla mista, Fabrício Farias voltou à quadra mais adiante neste domingo para a decisão da dupla masculina ao lado de Davi Silva. Na 2ª Etapa do Nacional, em Curitiba, eles tinham perdido na semifinal para Isak Batalha e Matheus Voigt, por 2 a 1. No entanto, desta vez, os dois foram superiores na revanche e derrotaram os oponentes pelo mesmo placar, parciais de 21/13, 19/21 e 21/11.
“Estamos acostumados a jogar contra eles, pois são atletas da seleção também. São jogos sempre bem competitivos e entramos melhor nesse campeonato. Conseguimos jogar mais no ataque. Foi um jogo bom em que conseguimos nos encaixar mais e vencer”, analisou Fabrício Farias. “Conhecemos bem o jogo deles. No último torneio, acabamos batendo na trave, então, agora chegamos com uma vontade maior de vencer e ser campeão”, completou Davi Silva.
Segundo título consecutivo
Após ser campeã nas duplas mistas, Jaqueline Lima disputou sua segunda decisão no dia na companhia de Sâmia Lima. Elas conquistaram neste domingo em Cuiabá o segundo título do Circuito Nacional de Badminton, já que elas foram as vencedoras também da 2ª Etapa, em Curitiba. Na final da Etapa de Cuiabá, o TOP 16, as duas ganharam o título após triunfarem diante de Lohaynny Vicente e Tamires dos Santos, por 2 sets a 0, games de 21/17 e 21/15.
“Foi um jogo muito bom. Conhecemos bem as adversárias, então sabemos o que elas costumam errar e acertar. O mais importante é que conseguimos sair com a vitória”, declarou Sâmia Lima. “Os nossos confrontos nos Nacionais sempre foram bons jogos e hoje conquistamos a vitória”, complementou Jaqueline Lima. Além dos títulos nas chaves de simples e duplas do Principal, o domingo definiu os campeões das categorias de Jovens.