8 5
Siga o OTD

Badminton

Líderes do ranking masculino jogam final do Nacional TOP 16

Jonathan Matias e Arthur Pomoceno se enfrentam na decisão em Cuiabá. No feminino, Juliana Viana e Sâmia Lima repetem disputa pelo título da edição de Curitiba

Jonathan Matias Badminton
Jonathan Matias, líder do ranking nacional, enfrenta Arthur Pomoceno na final (CBBd/Divulgação)

Os finalistas das chaves de simples da 3ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton – TOP 16 – Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) estão definidos. No masculino, os líderes do Ranking Nacional (RN) disputam a final, com Jonathan Matias, primeiro, encarando Arthur Pomoceno, segundo. Já no feminino, Juliana Viana, atleta do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, reencontra Sâmia Lima na briga pelo título e elas repetem a decisão da edição de Curitiba. As finais acontecem neste domingo (8).

Final entre os melhores do ranking

Na primeira semifinal, Jonathan Matias venceu Donnians Oliveira por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/11. “O Donnians é um bom atleta e nos enfrentamos com frequência. No ano passado ele chegou a ganhar de mim no Nacional, então é um adversário que tenho que estar sempre atento. A intensidade que joguei hoje foi maior, então isso pode ter sido o diferencial. Fico feliz de ter tido uma grande performance em quadra, muito sólido. Fiz um bom jogo e isso o dificultou a conseguir os pontos”, disse o atleta de badminton do Clube Athletico Paulistano.

O outro finalista do TOP 16, Etapa de Cuiabá do Nacional, é Arthur Pomoceno, que derrotou na semifinal Caio Henrique Silva, em games diretos, sets de 21/14 e 21/9. “O Caio é um atleta que tem variação e bons ataque, mas hoje usei uma tática diferente e consegui chegar bem na rede, ganhando o ataque. Isso me favoreceu bastante. Entrei bem motivado porque sabia que não seria um jogo fácil”, declarou o jogador de badminton, que também representa o Paulistano.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

“Minha primeira expectativa foi alcançada, que era chegar na final. A segunda é ser campeão e sei que não será fácil, por isso, tenho que estar bem psicologicamente e também nos aspectos técnicos e físicos porque será bem duro”, concluiu Arthur Pomoceno. Jonathan Matias comentou sobre a final ser entre atletas do Paulistano. “Agora é mais tranquilo porque a medalha já está no nosso clube, então não tem aquela pressão toda. Mas vou para cima porque quero que essa medalha de ouro seja minha”, finalizou.

Decisão igual da Etapa de Curitiba

Se no masculino acontecerá uma decisão inédita em 2024, no feminino Juliana Viana e Sâmia Lima reeditam a final da 2ª Etapa do Nacional, que foi disputada em Curitiba. Os jogos da 3ª Etapa do Nacional, em Cuiabá, evento denominado TOP 16, estão sendo realizados no Ginásio Aecim Tocantins e a atleta olímpica do Brasil nos Jogos de Paris-2024 quer vencer novamente a rival, já que, na capital paranaense, foi a campeã, ganhando a final por 2 a 0: 21/14 e 21/7.

Sâmia Lima se garantiu na decisão primeiro ao bater Jeisiane Alves, líder do RN. A vitória foi de virada, em difíceis 2 sets a 1 (18/21, 21/15 e 23/21). “Foi um bom jogo e acredito que fiz meu melhor, por isso, saí vencedora. A partida foi bastante disputada. O clima está bem complicado, muito quente, mas consegui fazer boa semifinal. É complicado jogar simples, mas consegui chegar de novo na final e é muito bom poder levar mais uma medalha para o meu clube”, disse.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Assim como os dois atletas finalistas do masculino, Sâmia Lima também é jogadora do Paulistano. Ela é uma especialista em duplas, mas disputa a chave de simples também para contribuir com o clube. E a decisão entre as mulheres também será 100% com competidoras da agremiação de São Paulo, já que Juliana Viana também veste as cores do time. E, na semifinal, ela bateu Ana Júlia Ywata em sets diretos, parciais de 23/21 e 21/6.

Finalistas nas duplas

Os primeiros finalistas nas duplas saíram na chave de mistas. Representantes do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, Fabrício Farias e Jaqueline Lima avançaram à decisão ao vencer Matheus Voigt e Tamires Santos, do Paulistano, em 21/10 e 21/14. Seus próximos adversários serão Julia Vitória Vieira e Marcos Ryan Sousa, do Joca Claudino-PI, que derrotaram Deivid Silva e Sayane Regina por 2 sets a 1 (19/21, 21/17 e 21/16).

No masculino, Isak Batalha e Matheus Voigt, do Miratus-RJ e Paulistano, respectivamente, venceram jogo duríssimo contra Alisson Vasconcellos (Badminton Toledo-PR) e Mateus Cutti (Pinheiros-SP) por 2 a 1 (14/21, 21/15 e 21/11). Na outra semifinal, Davi Silva e Fabrício Farias (Miratus e Pinheiros) superaram Klerton Carvalho e Marcos Ryan, do Joca, em 27/29, 21/17 e 21/13.

Por fim, entre as mulheres, Jaqueline Lima e Sâmia Lima, de Pinheiros e Paulistano, foram as primeiras classificadas. Elas derrotaram Julia Vitória Vieira e Sayane Regina (Joca-PI) em 21/11 e 21/10. Depois, Lohaynny Vicente e Tamires Santos, ambas do Paulistano, bateram Ana Julia Iwata e Julia Ferreira (Badminton Zardo-PR) por 2 a 0 (21/9 e 21/8).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Badminton