Cuiabá recebe de 5 a 8 de setembro a 3ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton – TOP 16 – Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI). Nesta sexta-feira (6) foram definidos os semifinalistas com a presença de três dos últimos quatro campeões do simples Principal masculino e feminino de 2024. Campeãs, respectivamente da 1ª e 2ª Etapas, Jeisiane Alves e Juliana Viana seguem na disputa. Já Donnians Oliveira, que ganhou em São Paulo, continua na briga. Por outro lado, Deivid Silva, vencedor em Curitiba, perdeu para Caio Henrique da Silva.
- São Paulo abre temporada mundial de paraesgrima
- Brasil sofre no fim, mas ganha do Chile no Mundial
- Carol Meligeni estreia com vitória em outro W35 de Buenos Aires
- LBF divulga clubes participantes da temporada 2025
- Laura Pigossi cai para tcheca na estreia do W100 de Bengaluru
Surpresa no masculino
Caio Henrique, atleta do Esporte Clube Pinheiros, derrotou nas quartas de final Deivid Silva, campeão da 2ª Etapa do Nacional de Badminton, disputado em Curitiba. A vitória foi, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 10/21, 21/10 e 21/16. “Foi um jogo muito bom. Estou treinando bastante e é muito bom poder estar de novo em uma semifinal do TOP 16, que é um torneio que reúne os melhores do país. Está bem quente, mas o campeonato está muito bom. A expectativa para o próximo jogo é muito boa”, disse o jogador do clube paulista.
Em outro embate de quartas de final, Donnians Oliveira eliminou Welton Menezes, por 2 a 1, parciais de 21/7, 16/21 e 21/15. “Foi um jogo difícil e que tive que ter muita paciência. O Welton é um jogador muito esforçado e dedicado. Ele é um cara muito difícil de ser batido, então tive que ter muita calma para que a peteca caísse dentro de quadra do lado dele. Saio feliz pela vitória pela minha luta e perseverança. Consegui me sobressair”, disse o atleta do Miratus, do Rio de Janeiro.
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Os outros dois semifinalistas do Principal masculino são Jonathan Matias, líder do Ranking Nacional (RN) e Arthur Pomoceno, 2º colocado do RN. O melhor ranqueado venceu nas quartas Marcos Ryan Sousa, por 2 a 0, sets de 21/18 e 21/18, e encara Donnians Oliveira neste sábado (7) na briga por vaga na final. Já Arthur Pomoceno bateu João Felipe Bajer em games diretos: 21/10 e 21/8. Agora, ele terá pela frente Caio Henrique da Silva e um dos dois estará na decisão do Nacional TOP 16 de Cuiabá.
Simplista x Duplista em uma das semifinais
Jeisiane Alves, líder do RN e campeã da 1ª Etapa do Nacional de Badminton, realizada em São Paulo, estreou direto nas quartas de final e encara na semifinal Sâmia Lima, que derrotou Jackeline Luz em três sets, parciais de 21/10, 16/21 e 21/10. Para chegar entre as quatro melhores do Nacional TOP 16 de Cuiabá, a melhor ranqueada do evento precisou vencer Rosalina Souza, por 2 a 0, duplo 21/9.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Hoje foi minha estreia, pois acabei não jogando ontem, já que saí de bye. Consegui fazer um bom jogo, apesar de ainda estar me acostumando com o ginásio e a peteca. No entanto, o mais importante foi ter jogado bem e sair com a vitória. Aqui está bem quente e ontem, nas duplas, estava ventando bastante. Hoje não senti tanto vento, mas a peteca estava mais lenta e tive que fazer algumas adaptações no jogo”, declarou Jeisiane Alves.
Sâmia Lima, atualmente 8ª do RN, também comentou o jogo que venceu a sobre sua participação no campeonato. “Foi um jogo bem difícil. Ela (Jackeline) é uma pessoa que joga simples e, como todo mundo sabe, eu sou duplista. Mas estou aqui para ganhar medalha pelo meu clube, então estou jogando simples também. Está bem quente, então a peteca, às vezes, para, porém, em outros momentos, fica mais rápida por causa do vento. Portanto, tem que ficar se adaptando de acordo com as circunstâncias”, explicou a atleta do Clube Athletico Paulistano, de São Paulo.
Juliana Viana x Ana Júlia Ywata
Na outra semifinal do simples Principal entre as mulheres, a representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 entra como favorita contra Ana Júlia Ywata. Juliana Viana, responsável pela primeira vitória do naipe feminino em Olimpíada, ganhou de Maria Júlia Nascimento nas quartas de final, por 2 a 0, games de 21/7 e 21/0. Já a próxima adversária dela precisou derrotar Natália Batalini nas quartas de final. Ela acabou se beneficiando do abandono da oponente quando ganhava a partida: 21/8 e 12/6.
Semifinais das chaves de simples:
- Jeisiane Alves x Sâmia Lima
- Juliana Viana x Ana Julia Ywata
- Jonathan Matias x Donnians Oliveira
- Arthur Pomoceno x Caio Henrique da Silva