Siga o OTD

Paris 2024

Vitor Tavares vence a primeira e avança para as quartas de final

Brasileiro do badminton passou pelo chinês Lin Naili e foi beneficiado pela derrota do britânico Jack Shephard na última rodada da fase de classificação no Grupo C

Vitor Tavares Badminton Brasil Paris-2024 Jogos Paralímpicos paris 2024 parabadminton
(Marcelo Zambrana/CPB)

São Paulo – O brasileiro Vitor Tavares venceu a primeira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ele bateu o chinês Lin Naili por 2 a 0 na partida disputada neste sábado (31), na La Chapelle Arena, válida pela última rodada da fase de classificação. Assim, um dos principais nomes da delegação brasileira na capital francesa conseguiu avançar para as quartas de final, mas precisou de uma ajudinha dos donos da casa.

Vitor Tavares entrou em quadra confiante e logo colocou vantagem sobre Lin Naili. Chegou a abrir oito pontos de vantagem e em nenhum momento teve ameaçada a vitória na primeira parcial. Acabou fechando no 21 a 15. No segundo game, o brasileiro escapou no 6 a 3, mas o chinês buscou no 7 a 7 e o confronto ficou equilibrado dali até a reta final. Lá, Vitor Tavares voltou a abrir frente, cinco pontos no 19 a 14, e não deixou mais o adversário reagir para voltar da fazer 21 a 15.

Allez Les Bleus

O brasileiro chegou na Paralimpíada de Paris como o segundo do ranking mundial, o mais bem ranqueado do Grupo C. Porém, nada deu certo nos dois primeiros confrontos. Perdeu a estreia para o francês Charles Noakes, quarto do mundo, e a segunda partida para o britânico Jack Shephard, o oitavo do mundo. Assim, entrou para pegar Lin Naili, número 10 do ranking, precisando não apenas vencer bem, mas também torcer para Shephard perder para Noakes no outro duelo do dia. Deu tudo certo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Shephard e Noakes entraram em quadra logo depois do brasileiro. Para Vitor Tavares avançar, ele precisava que o francês vencesse por qualquer resultado. E Noakes impôs 2 a 0 em Shephard. Com isso, Vitor Tavares, Jack Shephard e Lin Naili terminaram a fase de classificação com uma vitória cada, mas o brasileiro levou a melhor sobre os outros dois no saldo de games, considerando apenas os jogos entre eles. O outro classificado da chave foi Charles Noakes, com três vitórias.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Paris 2024