Os Jogos Paralímpicos Paris-2024 não começaram bem para os brasileiros do badminton. Depois de Rogério Oliveira ter sido superado na classe SL4, Vitor Tavares, da SH6, e Daniele Souza, da WH1, também perderam em suas estreias na competição. O atleta paranaense enfrentou uma Arena Porte de La Chapelle empolgada com o francês Charles Noakes e não resistiu ao bom desempenho do europeu. Já a brasiliense foi dominada pela tailandesa Sujirat Pookkham.
- Sem Gui Santos, Warriors vence Grizzlies pela NBA 2024/2025
- Quatro duplas se garantem nas semis do Brasileiro de squash
- Antônio Poletto e Karina Shiray campeões do WTT Buenos Aires
- Bia Haddad atribui psicológico para virada na BJK Cup
- Flu vence Sesc Flamengo com defesa sólida e Ariane inspirada
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Revés doloroso
Vitor chegou a Paris-2024 como um dos favoritos a medalha, mas o início não foi bom. Quarto colocado em Tóquio-2020, o brasileiro está com 25 anos e ocupa, no momento, a 2ª posição do ranking mundial da Federação Mundial de Badminton (BWF) e disputa a competição como 3º cabeça de chave. No confronto com Noakes, 4º do mundo, o atleta paranaense perdeu por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/16.
Assim como aconteceu com Rogério, o saque acabou pesando para a derrota de Vitor. Os dois jogadores finalizaram a partida empatados em pontos com o serviço: 22, sendo 12 na primeira parcial e dez na segunda. No entanto, quando iniciaram as disputas na recepção, Noakes levou a melhor mais vezes com 20 acertos contra 13, sendo 9 a 7 no primeiro set e 11 a 6 no segundo.
O brasileiro da SH6 está no Grupo D e, além de Noakes, ainda enfrenta Jack Shephard, do Reino Unido, e Naili Lin, da China. Essa categoria dos Jogos Paralímpicos Paris-2024 está composta por três chaves com quatro atletas em cada uma delas e os dois melhores avançam às quartas de final. Vitor volta a jogar nesta sexta-feira (30) contra o jogador britânico e a partida deve começar por volta de 12h20 (horário de Brasília).
Estreia feminina com derrota
Daniele entrou em quadra nesta quinta e já fez história como a primeira mulher do badminton em Jogos Paralímpicos. A jogadora, que compete na classe WH1, está com 31 anos e ocupa a 8ª posição do ranking mundial. Ela não suportou o excelente nível apresentado por Pookkham, que foi dominante com seu saque e ganhou por 2 a 0, parciais de 21/3 e 21/11. Com serviço a favor, a tailandesa fez 31 a 4 em acertos, sendo 18 a 1 no primeiro game e 13 a 3 no segundo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Além da atleta da Tailândia, Daniele ainda enfrenta mais duas adversárias pelo Grupo C da classe WH1 no individual feminino dos Jogos Paralímpicos Paris-2024. São três grupos com quatro competidoras em cada uma e as duas melhores se classificam, sendo a primeira direto às semifinais e a segunda às quartas de final. O segundo compromisso da brasileira na competição está marcado para essa sexta-feira (30) diante da canadense Chokyu Yuka. O duelo está previsto para às 12h30 (horário de Brasília).