O número de atletas brasileiros do Badminton nos Jogos de Paris-2024 subiu de três para cinco nesta quinta-feira (16). Os dois novos confirmados foram anunciados durante cerimônia de abertura da 2ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton – Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) e da 1ª Etapa do Circuito Nacional de Parabadminton, ambas disputadas em Curitiba. Daniele Souza, da classe WH1, e Rogério Oliveira, da SL4, estão garantidos na Paralimpíada.
Os dois jogadores oficializados agora pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) se juntam aos outros três que já haviam garantido suas vagas nos Jogos de Paris-2024. Daniele Souza e Rogério Oliveira farão companhia a Vitor Tavares, da classe SH6, na Paralimpíada. Além deles, Ygor Coelho e Juliana Viana estão confirmados na Olimpíada. E eles receberam a notícia no dia de suas estreias na Etapa de Curitiba do Nacional de Parabadminton.
José Roberto Santini Campos, presidente da CBBd, divulgou as novidades durante cerimônia de abertura. “Nesta madrugada, para a nossa alegria, a gente recebeu uma notícia fantástica, com o Brasil classificando mais dois atletas para Paris no parabadminton. Rogério e Daniele estão garantidos. Teremos uma delegação recorde com três atletas e isso é fruto do trabalho sensacional de todos que fazem do parabadminton uma realidade. Parabéns aos atletas”.
- Basquete: do “milagre de Riga” à queda para o Dream Team
- Artilheira das Yaras perto do 100º try no Circuito Mundial
- Damiris flerta com duplo-duplo em derrota na Liga da Turquia
- Rufino, Tofalini e Isaquias dominaram as águas neste ano
- Brasil não supera “maldição” do nono lugar em Olimpíada
Estreia do Nacional de Parabadminton
Os dois atletas do naipe masculino classificados para Paris-2024 iniciaram suas participações na 1ª Etapa do Circuito Nacional de Parabadminton com vitória. Na classe SH6, Vitor Tavares estreou no Grupo A com resultado positivo diante de Rafael Vitorino, por 2 sets a 0, parciais de 21/2 e 21/1. Na sequência, Rogério Oliveira, da SL4, venceu sua primeira partida na competição ao superar Matheus Dias, por 2 a 0 (21/3 e 21/9) pelo Grupo C.
“Foi um bom jogo para quebrar o gelo de início do paralímpico. Tenho ainda um campeonato inteiro pela frente para dar meu melhor e a expectativa é sempre trazer o melhor resultado”, disse Vitor Tavares, que é atleta do Curitibano e joga em joga. “É muito bom (jogar em casa). Treino aqui todos os dias e já estou acostumado com o ambiente. Estar em casa é bom demais”, concluiu o atleta.
“Até agora a ficha não caiu. Estou nervosa, mas, ao mesmo tempo, muito feliz. Só tenho a agradecer por essa oportunidade e conquista. É um sonho se tornando realidade. Será uma honra representar a classe de cadeirante feminina nos Jogos de Paris e vou dar meu melhor”, disse Daniele Souza, da classe WH1, e primeira mulher brasileira a disputar uma Paralimpíada pelo país.
Quem também estava bastante contente era Rogério Oliveira, da SL4. “Estou muito feliz. Só Deus sabe o quanto que batalhei para conseguir esse feito para a minha carreira, que era um sonho poder participar de um Jogos Paralímpicos. Vamos seguir trabalhando para conseguir um feito ainda maior, que é buscar uma medalha em Paris. Isso só mostra que o trabalho do parabadminton brasileiro está sendo bem feito”.
Estreia olímpica no Nacional de Badminton
Os principais nomes do Brasil estiveram em quadra nesta quinta-feira (16) na chave de simples do Principal Feminino e Masculino da 2ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton. Entre as mulheres, Juliana Viana, classificada para Paris-2024 e 4ª do Ranking Nacional, teve Ana Julia Ywata pela frente e ganhou por 2 a 0, parciais de 21/5 e 21/13. Já Jeisiane Alves, líder do RN e vencedora da 1ª Etapa, bateu Geisa Oliveira, também em sets diretos: 21/6 e 21/12.
“Estreia nunca é fácil, pois sempre tem aquele nervoso, ainda não sabemos se a peteca está rápida ou lenta e temos que se adequar. Mas foi um bom jogo e ganhei da Ana Júlia com boas parciais”, afirmou Juliana Viana, que está na reta final da preparação para Paris-2024. “É bom estar no Brasil e receber essa energia. Estou recebendo muitas mensagens positivas e vou representar a CBBd e todos os brasileiros. Estou feliz que uma das minhas últimas competições antes da Olimpíada seja em casa”, completou.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Ainda no feminino, Natalya Treitinger, 2ª do RN, desistiu durante jogo e Patricia Oelke ficou com a vitória. Maria Emanuelle Rocha, 3ª do RN, triunfou contra Tainara Camily Lima, por 2 a 0 (21/13 e 21/14), e Sâmia Lima superou Jackeline Luz: 2 a 0 (21/11 e 21/18). Em seus segundos jogos no evento, Natalia Batalini, 5ª do RN, venceu de Gabriela Low (21/12 e 21/11) e Karen Santos, 8ª do RN, bateu Bianca Oliveira Lima, de virada, em três sets: 18/21, 21/13 e 21/19.
Favoritos ganham no Principal Masculino
Os cinco primeiros colocados do Ranking Nacional no Principal Masculino fizeram suas estreias na 2ª Etapa do Circuito Nacional de Badminton. E todos eles conquistaram resultado favorável. Líder do RN, Arthur Pomoceno venceu João Pedro Munhoz, por 2 a 0 (21/6 e 21/12). Em seguida, Donnians Lucas Oliveira, vencedor da 1ª Etapa e 2º do RN, levou a melhor diante de Welton Menezes: 2 a 0 (21/17 e 21/12).
Deivid Marinho, 3º do RN, também debutou com sucesso contra Yanni Devide em sets diretos: 21/19 e 21/10. Outro favorito que se deu bem foi Caio Henrique Da Silva, 5º do RN. Ele ganhou de Marcelo Bosa, por 2 a 0: 21/8 e 21/7. Para completar os êxitos do Top5 do ranking brasileiro, Jonathan Matias, 4º do RN, derrotou Gabriel Dante Fonseca em duas séries disputadas: 21/18 e 21/17.
“Estava frio, então foi difícil de aquecer quando entrei na quadra. Mas saí com a vitória e foi um bom primeiro jogo no campeonato nacional. Assim como todos os participantes, eu vim aqui para levar o ouro para casa, mas primeiro eu preciso derrotar alguns amigos de treino para que eu consiga chegar nessa tão sonhada medalha” declarou Jonathan Matias, que faz parceria com Juliana Viana, ambos do Paulistano, nas duplas mistas.
O presidente da CBBd comentou sobre a realização em conjunto das Etapas de Curitiba do Nacional de Badminton e Parabadminton, disputadas no clube Curitibano. “Estamos com mais de 600 atletas nessa competição. É um megaevento e isso é resultado do trabalho de todos os clubes e das Federações Estaduais. Isso aqui é uma conquista de todos e resultado da dedicação dos atletas e do investimento dos clubes e das secretarias”, concluiu o mandatário.