Dia perfeito para o Brasil! Na segunda sessão do Pan-Americano de badminton, na Guatemala, quatro atletas brasileiros venceram suas respectivas partidas e avançaram às oitavas de final nas chaves individuais. Jeisiane Alves, Jonathan Matias, Juliana Vieira e Ygor Coelho retornarão ao torneio já nesta quinta-feira (11), em busca de seguir adiante na competição continental.
Mais cedo, o Brasil já havia conquistado vários resultados positivos nas duplas mistas, com vitórias de Matheus Voigt/Tamires Santos, Davi Silva/Sâmia Lima, Izak Batalha/Jesiane Alves e Fabricio Faria/Jaqueline Lima. Outro que também triunfou foi Deivid Silva, que derrotou o argentino Santiago Otero por 2 a 0 (21/8 e 21/15). No período da noite, Izak e Matheus competiram nas duplas masculinas e passaram de fase ao vencer os salvadorenhos Marlon Adonay e Manuel Mejia.
- Botas, de Damiris Dantas, perde para o líder da Liga Turca
- Ana Cristina, Roberta e Júlia Bergmann vencem na Turquia
- Taubaté bate o Pinheiros na prorrogação e é campeão paulista
- Principais cabeças de chave avançam à final na Etapa de Palmas
- Brasil conhece sua segunda derrota na Copa Pan-Americana
Os jogos
Abrindo a participação do Brasil no período da noite, Jonathan Matias derrotou o mexicano Armando Gaitán pelo placar de 2 a 0 (21/12 e 21/14). Agora, nas oitavas de final, ele enfrentará o guatemalteca Yeison del Cid, atual 138º colocado do ranking mundial. Na sequência, Ygor Coelho bateu o compatriota Donnians Oliveira por 2 a 0 (21/19 e 21/15) e também seguiu adiante no Pan-Americano. Ele jogará contra o jamaicano Samuel Ricketts.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na chave individual feminina, Jeisiane Alves passou por cima da salvadorenha Gabriela Barrios, venceu o confronto por 2 a 0 (21/6 e 21/7) e avançou às oitavas de final. Mais tarde, foi a vez de Juliana Vieira derrotar Mariana Palacios, da Guatemala, também por 2 a 0 (21/5 e 21/9). Com a classificação, elas medirão forças com a estadunidense Beiwen Zhang (medalhista de ouro no Pan de Santiago-2023) e com a guatemalteca Nikte Sotomayor (bronze no Pan de Lima-2019), respectivamente.
Por fim, completando o dia recheado de vitórias, Izak Batalha e Matheus Voigt superaram Marlon Adonay/Manuel Mejia, de El Salvador, pelo placar de 2 a 0 (21/19 e 21/14). Na fase de oitavas de final, eles enfrentarão os guatemaltecas José Daniel Ochoa e Ramiro Alonso Espinoza.