Siga o OTD

Badminton

Jaqueline e Samia conquistam o título do Challenge do Irã

Jaqueline Lima e Samia Lima vencem iranianas na final e ficam com o título de duplas femininas do Challenge do Irã de badminton

Jaqueline e Samia Lima posam juntas para foto após título do Challenge de Irã de Badminton
Samia Lima e Jaqueline (Foto: Divulgação)

As brasileiras Jaqueline Lima e Samia Lima conquistaram o título da chave de duplas femininas do Internacional Challenge do Irã de badminton. Depois de uma campanha impecável, elas superaram as anfitriãs Paria Eskandari/Romina Tajik por 2 sets a 0 (21/14 e 21/11) na final, na madrugada deste domingo (04).

Não só por serem as principais cabeças de chave do torneio, mas também por tudo o que apresentaram ao longo da semana (venceram todos os jogos sem perder sets), Jaqueline e Samia eram as grandes favoritas para conquistaram o título no Irã. E elas assim o fizeram, vencendo mais uma vez em dois sets, que desta vez tiveram tônicas distintas.

As iranianas deram trabalho na primeira parcial e chegaram a ter 14/13 de frente. A partir de então, as brasileiras emplacaram oito pontos seguidos para virar o placar e fechar o set em 21/14. Jaqueline e Samia embalaram após a sequência na parcial anterior e fizeram um segundo set dominante, ganhando por 21/11.

Maior título

Assim, as brasileiras conquistaram seu sétimo título do Circuito Mundial de badminton como dupla, o primeiro nesta temporada. Além disso, também é a primeira conquista de nível International Challenge, que dá 4.000 pontos no ranking mundial. Elas possuem quatro títulos de nível International Series, sendo três em solo brasileiro.

Vale destacar que Jaqueline e Samia também têm um bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e uma prata nos Jogos Sul-Americanos de Assunção-2022. Elas não disputaram o Pan de Santiago-2023 porque Jaqueline foi cortada às vésperas da competição por conta de uma lesão. A piauiense, inclusive, precisou passar por cirurgia e ficou de fora do resto da temporada, voltando neste ano.

Atualmente, Jaqueline Lima e Samia Lima aparecem na 57ª colocação do ranking mundial de duplas femininas. No ranking olímpico para Paris-2024, estão na 68ª posição, ainda distantes de se colocarem na zona de classificação. Apenas 16 duplas garantem vaga – sendo, obrigatoriamente, uma das Américas. Hoje, a última parceria classificada é Annie Xu/Kerry Xu, dos Estados Unidos, em 29º lugar na lista.

Além do ouro de Jaqueline e Samia Lima, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze no Internacional Challenge do Irã de badminton, com Juliana Viana Vieira (simples feminino) e com Jaqueline Lima e Fabrício Farias (duplas mistas). Jonathan Matias (simples masculino) e Izak Batalha/Matheus Voigt (duplas masculinas) caíram nas quartas de final.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Badminton