As brasileiras Jaqueline Lima e Samia Lima conquistaram o título da chave de duplas femininas do Internacional Challenge do Irã de badminton. Depois de uma campanha impecável, elas superaram as anfitriãs Paria Eskandari/Romina Tajik por 2 sets a 0 (21/14 e 21/11) na final, na madrugada deste domingo (04).
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Não só por serem as principais cabeças de chave do torneio, mas também por tudo o que apresentaram ao longo da semana (venceram todos os jogos sem perder sets), Jaqueline e Samia eram as grandes favoritas para conquistaram o título no Irã. E elas assim o fizeram, vencendo mais uma vez em dois sets, que desta vez tiveram tônicas distintas.
As iranianas deram trabalho na primeira parcial e chegaram a ter 14/13 de frente. A partir de então, as brasileiras emplacaram oito pontos seguidos para virar o placar e fechar o set em 21/14. Jaqueline e Samia embalaram após a sequência na parcial anterior e fizeram um segundo set dominante, ganhando por 21/11.
Maior título
Assim, as brasileiras conquistaram seu sétimo título do Circuito Mundial de badminton como dupla, o primeiro nesta temporada. Além disso, também é a primeira conquista de nível International Challenge, que dá 4.000 pontos no ranking mundial. Elas possuem quatro títulos de nível International Series, sendo três em solo brasileiro.
Vale destacar que Jaqueline e Samia também têm um bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e uma prata nos Jogos Sul-Americanos de Assunção-2022. Elas não disputaram o Pan de Santiago-2023 porque Jaqueline foi cortada às vésperas da competição por conta de uma lesão. A piauiense, inclusive, precisou passar por cirurgia e ficou de fora do resto da temporada, voltando neste ano.
Atualmente, Jaqueline Lima e Samia Lima aparecem na 57ª colocação do ranking mundial de duplas femininas. No ranking olímpico para Paris-2024, estão na 68ª posição, ainda distantes de se colocarem na zona de classificação. Apenas 16 duplas garantem vaga – sendo, obrigatoriamente, uma das Américas. Hoje, a última parceria classificada é Annie Xu/Kerry Xu, dos Estados Unidos, em 29º lugar na lista.
Além do ouro de Jaqueline e Samia Lima, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze no Internacional Challenge do Irã de badminton, com Juliana Viana Vieira (simples feminino) e com Jaqueline Lima e Fabrício Farias (duplas mistas). Jonathan Matias (simples masculino) e Izak Batalha/Matheus Voigt (duplas masculinas) caíram nas quartas de final.