Depois de oito anos, o badminton brasileiro está de volta à final das duplas masculinas nos Jogos Pan-Americanos. Davi Silva e Fabricio Farias venceram os guatemaltecos Lesvin Marroquín/Jonathan Solis por 2 sets a 0 (21/18 e 21/16), na manhã desta terça-feira (24), no Centro de Treinamento Olímpico do Chile, e carimbaram o passaporte para a decisão do Pan de Santiago-2023. Agora, vão em busca de um ouro inédito. Por outro lado, Juliana Viana e Sania Lima perderam para as norte-americanas Annie Xu/Kerry Xu e ficaram com o bronze nas duplas femininas. Ainda hoje, Davi e Sania entrarão em ação pela semi das mistas.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Como já haviam chegado na semifinal após vencer duas partidas no torneio, Davi e Fabrício já estavam com a medalha de bronze assegurada, uma vez que não há disputa pelo terceiro lugar no badminton. No entanto, eles queriam mais. Por um lugar na final, enfrentaram uma dupla azarã – Anibal Marroquin e Jonathan Solis foram os responsáveis por eliminar os canadenses Kevin Lee/Ty Alexander Lindeman, os cabeças de chave número 1, nas quartas de final.
Como foi o jogo
Sem se importar com o status dos adversários, os brasileiros fizeram um jogo consistente nos dois sets disputados. Marroquín e Solis até saíram na frente do primeiro set, mas Davi e Fabrício não deixaram os adversários desgarrarem. Os brasileiros assumiram a dianteira do placar ainda no início e chegaram a abrir três pontos de vantagem, em 12/9. Após boa sequência dos guatemaltecos, eles anularam essa diferença e chegaram a 14/13. A partir daí, as duplas passaram a trocar pontos, até que Davi e Fabrício abriram no fim, para fechar a parcial em 21/18.
Já no segundo set, um erro da arbitragem mexeu com o jogo. Um ataque guatemalteco, em que a peteca caiu fora da quadra, foi anotado como dentro pelo árbitro, o que gerou insatisfação dos brasileiros, especialmente de Davi. Ele ficou bem irritado e cometeu três erros consecutivos na sequência. No entanto, se estabilizou e voltou para a partida. Os brasileiros alcançaram os guatemaltecos no placar, passaram a frente e conseguiram abrir frente a partir da metade da parcial, fechando em 21/16.
Em busca do ouro histórico
Com a vitória, Davi Silva e Fabrício Farias se tornaram a segunda dupla masculina brasileira a chegar em uma final de Jogos Pan-Americanos no badminton. A primeira foi Hugo Arthuso e Daniel Paiola, em Toronto-2015. Na ocasião, acabaram com a medalha de prata. Davi e Fabrício tem, portanto, a chance de conquistar uma inédita medalha de ouro para o Brasil neste torneio. Em Lima-2019, o país foi bronze, com o próprio Fabrício fazendo dupla com seu irmão, Francielton.
“É um sentimento indescritível. Como é o meu primeiro Pan, chegar em uma final é inacreditável. Fico muito feliz por trazer esse feito para o Brasil depois de oito anos. Estou muito feliz e vamos para cima. Estou um pouco ansioso e até tenso para a final, mas vamos entrar com total garra e tentar ganhar esse ouro”, falou Davi.
A final do torneio de duplas masculinas do Pan de Santiago acontecerá nesta quarta-feira (25), ainda em horário indefinido. Os adversários dos brasileiros serão os mexicanos Job Castillo/Luis Armando Navarro ou os canadenses Dong Adam/Nyl Yakura, cabeças de chave número 2. Até aqui, nem uma das duas duplas perdeu sets na competição..
Bronze no feminino
Quem também entrou em ação pela manhã por uma semifinal foram Sania Lima e Juliana Vieira. Elas enfrentaram as irmãs Annie e Kerry Xu, dos Estados Unidos, e mostraram muita garra, mas acabaram derrotadas em 2 sets a 0 (21/7 e 21/18). O jogo foi marcado por muitos ralis. As estadunidenses foram superiores no primeiro set e conseguiram uma vitória tranquila. Já na segunda parcial, as brasileiras estiveram a frente do placar na maior parte do tempo e sofreram a virada no fim. Embora a derrota, elas conquistaram a medalha de bronze.
“Sabíamos que não ia ser um jogo fácil contra os Estados Unidos, mas com certeza demos o nosso melhor. Não veio a final, mas ganhamos o bronze e estamos muito felizes com a nossa conquista aqui nos Jogos Pan-Americanos”, disse Sania Lima, que ainda disputará a semifinal de duplas mistas com o Davi Silva na tarde desta terça-feira (24).