Após a equipe sub-19 do Brasil ter conquistado o vice-campeonato Sul-Americano de badminton, a garotada do Sub 15 faturou o ouro no torneio internacional ao vencerem a equipe anfitriã, o Peru, para ficar com o título por equipes.
A conquista ocorreu na última sexta-feira com uma vitória sore os donos da casa por 3 matches a 2. “Esta é uma demonstração clara que o Brasil está no caminho certo quando se trata de esporte de equipe. Este resultado fortalece nossa política de incentivo para que outros resultados venham engrandecer ainda mais o badminton, que tanta alegria vem dando para nossa família desportiva. Estamos iniciando um novo ciclo olímpico e essa garotada está demonstrando que resta pronta para os desafios vindouros. A CBBd também está pronta para o porvir, na certeza que talentos temos de sobra”, diz o presidente da CBBd, Francisco Ferraz de Carvalho.
Além da medalha de ouro por equipes no Sub-15, o Brasil ganhou a medalha de prata nas duplas masculinas Sub-19 com Gabriel Morales e Vinícius Gori, nas duplas femininas Sub-19 com Cristiane Bittencout dos Santos e Thamires Gonçalves de Oliveira e nas duplas mistas Sub-19 com Cristiane Bittencout dos Santos e João Marcos da Silva Moreira.
No Sub-17, o Brasil levou duas medalhas de bronze no torneio de duplas masculino com Caio Coutinho e Leonardo Martelli e Isak Pinheiro de Souza Batalha e Lucca Trovarelli, nas duplas femininas com Gabriela Sayuri e Manoela Gori e nas duplas mistas com Luiza Beyer Mogk e Isak Pinheiro de Souza Batalha.
No Sub-19, o Brasil ficou com o bronze com João Marcos da Silva Moreira e Vinícius Gori no torneio de simples masculino e Thamires Gonçalves de Oliveira e Manoella Klemz Koepsel no feminino. Nas duplas, mais três bronzes, Enzo Vinícius Sugiura e Francisco Brandão, além de Lucas Gilisnki da Cunha e Matheus Rodriguez dos Santos no masculino, e a parceria formada por Manoella Klemz Koepsel e Mariana Couto no feminino. Para completar, mais dois bronzes no torneio de duplas mistas com a parceria formada por Mariana Couto e Vinícius Gori e a dupla Gabriel Morales e Thamires Gonçalves de Oliveira.
O torneio adulto da competição começa no fim de semana. No sábado e no domingo acontecem as disputas por equipes. Depois, de segunda a quarta-feira da próxima semana, será realizado o individual.