O brasileiro Vítor Tavares avançou para as semifinais do Canadá Internacional de parabadminton nesta quinta-feira (09), terminando a fase de grupos invicto, após vencer o japonês Yohei Hatakeyama por 2 a 0 (21/9 e 21/16) e o inglês Isaak Dalglish de virada por 2 a 1 (19/21, 21/11 e 21/10).
Se classificando em primeiro do grupo B da classe SH6, o brasileiro havia estreado contra Justin Kendrick, atleta da casa, vencendo com tranquilidade por 2 a 0 (21/8 e 21/9). Com o resultado, ele avança direto para as semifinais e vai enfrentar o vencedor do jogo entre Isaak Dalglish e o chinês Chun Yim Wong, em busca de uma vaga na grande final, que será disputado no domingo (12).
Fase de grupos
Vítor começou o dia competindo contra o japonês Yohei Hatakeyama e realizando uma partida tranquila, com duração de 23 minutos. O primeiro set foi dominado pelo brasileiro, que conseguiu fazer uma sequência de 7 pontos consecutivos, fechando em parciais de 21 a 9. Já o segundo set foi mais equilibrado, porém, Vitor sobressaiu e fechou o jogo em 21 a 16.
Diferente da partida anterior, contra o inglês Isaak Dalglish o jogo já começou tenso. O primeiro set foi o mais equilibrado e definido no detalhe, terminando 21 a 19 para o inglês. Mas, isso serviu de combustível para que o brasileiro reagisse e vencesse o segundo set por 21 a 11, empatando a partida e levando para o tie-break. No set mais curto, Vitor venceu Isaak por 21 a 10, em uma partida com duração de 47 minutos.
Vale destacar que Vitor Tavares foi o único representante do Brasil no parabadminton dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, quando a modalidade fez sua estreia no programa. Na ocasião, ele ficou muito perto de uma medalha e terminou em quarto lugar.