8 5
Siga o OTD

Badminton

Brasil encerra participação no Sul-Americano com 12 ouros

Brasil conquista ouro em quase todas as idades no Sul-Americano de Badminton, disputado no Rio de Janeiro.

Terminou nesta quinta-feira (14), no Rio de Janeiro, o Sul-Americano de Badminton 2017. O evento que começou no dia 5 de dezembro contou com as categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-19 e adulta. Em todas as categorias, houve disputas de simples masculina e feminina, duplas masculinas e femininas e duplas mistas. O Brasil dominou boa parte das categorias, conquistando 12 ouros de 30 possíveis. O líder geral foi o Peru, com 16 e o Chile completou a classificação com um ouro.

Categoria adulta

Na categoria adulta, o atual vice-campeão brasileiro Artur Da Silva de Pomoceno conquistou dois ouros para sua coleção. Primeiro, ele venceu o compatriota Cleyson Nobre dos Santos na grande final do simples masculino e, mais tarde, junto com Lohaynni Vicente, faturou o título nas duplas mistas. Além dessas conquistas, no adulto, também teve o ouro de Mariana Freitas e Thalita Oliveira, que venceram as compatriotas Fabiana da Silva e Paula Pereira na decisão.

Categoria sub-19

Na sub-19, um ouro solitário para o Brasil. Donnians Oliveira bateu o compatriota Felipe Mendes Ribeiro na final e conquistou a dourada. As outras quatro categorias foram dominadas pelos peruanos.

Categoria sub-17

A sub-17 foi a pior categoria para o Brasil. Nenhum ouro e apenas uma medalha, de bronze, com Izabel Azevedo e Maria Fernanda Oliveira, nas duplas femininas.

Categoria sub-15

Na sub-15, três ouros verde e amarelos. O primeiro foi de Davi Silva, que fez final contra Paulo Vieira, também brasileiro, para conquistar sua medalha. Nas duplas masculinas, Davi jogou com seu irmão Deivid Silva, e também conquistou o título. Nas duplas mistas, a família Silva brilhou novamente. Deivid, ao lado de Karen Souza levou o ouro.

Categoria sub-13

Pela categoria sub-13, foram dois ouros para o Brasil. Renan Rosa, que venceu seu compatriota Pedro Santos na final, venceu no simples masculino. E nas duplas, os dois se juntaram para trazer o ouro para o Brasil.

Categoria sub-11

Na sub-11, o Brasil faturou três ouros. Pelo lado dos meninos, Jonathan Faria venceu o brasileiro Bruno Alonso na final e conquistou o lugar mais alto do pódio. Ele também fez dupla ao lado de Kaua Laurentino de Souza para vencer nas duplas masculinas. Kaua, por sua vez, também não se contentou e competiu com Eduarda Prates nas duplas mistas para conquistar mais um ouro.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Badminton