O Brasil venceu as duas partidas que fez na primeira fase do Campeonato Pan-Americano por equipes masculino, em Acapulco, no México, e se classificou para as semifinais como o campeão do Grupo B. Com isso, evitou semifinal contra o favorito Canadá e vai pegar os Estados Unidos na disputa por uma vaga na grande decisão. A competição começou nesta quinta-feira (17) e vai até domingo (20). No feminino, as brasileiras venceram o México e estão na semi também.
-Thiago Braz salta 5m81 e é prata em prova indoor série ouro
No primeiro confronto do dia, o Brasil derrotou o México por 4 a 1 em resultado mais importante para escapar do Canadá, já que o rival seguinte, o Peru, oferecia menos riscos. Tanto que acabou derrotado por 5 a 0. Contra os anfitriões, Ygor Coelho abriu os trabalhos com uma vitória por 2 a 1 sobre Lino Muñoz. Venceu o primeiro game por 21/16, tomou o troco em um apertado 23/21, mas se reencontrou no terceiro para fazer 21/11 sem maiores problemas.
A seguir, Jonathan Matias passou por Luis Montoya com 21/9 e 21/13. O México descontou no terceiro jogo, com Job Castillo derrotando Donnians Oliveira por 2 a 1, parciais de 17/21, 21/9 e 21/15, mas o Brasil definiu a vitória nas duplas, com Jonathan Matias e Artur Pomoceno aplicando 21/11 e 21/12 em Armando Gaitan e Lino Munoz. Na quinta partida, Job Castillo e Luis Navarro superaram Francielton Farias e Fabricio Farias por 2 sets a 1, com parciais de 19/21, 21/18 e 21/15, mas o time brasileiro levou a melhor em 3 a 2.
Domínio contra os peruanos
A seguir, contra o Peru, o Brasil não tomou conhecimento. Ygor Coelho e Jonathan Matias não tiveram problemas e venceram por 2 sets a 0 nas duas primeiras partidas da série de jogos. Na sequência, Donnians Oliveira encontrou certa resistência de Adriano Aguirre, principalmente no incício de jogo, mas conseguiu vencer por 2 sets a 1 e garantiu a liderança do grupo para os brasileiros.
Nas duplas, Fabricio Farias e Matheus Voigt superaram José Guevara e Diego Tokumura por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/14 e o Brasil abriu 4 a 0 no duelo. Fechando as partidas de duplas, Jonathan Matias e Arthur Pomoceno tiveram pela frente Remo Martinez e Adriano Aguirre e venceram por 2 sets a 0.
Feminino
Ainda nesta quinta-feira, a seleção feminina do Brasil fez o primeiro jogo no Pan-Americano por equipes de badminton, também contra o México. Apesar de ser a estreia, o duelo dava ao vencedor a vaga na semifinal, já que as mexicanas perderam na estreia para os Estados Unidos, que são os favoritos.
Na série de jogos, o México começou melhor e conseguiu abrir 2 a 0, com Haramara Gaitan e Sabrinas Solis vencendo Jaqueline Lima e Samia Lima nos duelos de simples. Atrás do placar, as brasileiras melhoraram e conseguiram a igualdade no placar, com os triunfos de Juliana Vieira, no simples, e Sania Lima e Tamires Santos nas duplas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Com a igualdade em 2 a 2, a quinta e última partida da série definiu o vencedor. Em mais um jogo de duplas, Jaqueline Lima e Samia Lima tiveram pela frente Romina Fregoso e Miriam Perez. Na partida, as brasileiras venceram a primeira parcial, por 21 a 17, chegaram a ter o ponto do jogo na segunda e acabaram levando a virada, saindo derrotadas por 24 a 22.
Já no terceiro e último set, Jaqueline e Samia ditaram o ritmo. Depois de um certo equilíbrio nos primeiros momentos, as brasileiras abriram vantagem e venceram por 21 a 9. Com isso, o Brasil venceu a disputa por 3 partidas a 2 e se garantiu nas semifinais do Pan-Americano por equipes de badminton.