Juliana Vieira, destaque do badminton de apenas 13 anos, troca o Piauí pela Espanha por evolução e mais experiência internacional.
Medalhas sobram na casa de Juliana. Foram Campeonatos Brasileiros, Pan-Americano sub13 e até torneios internacionais na Europa, como o título na categoria Sub 17 na Bélgica. A agilidade e a técnica da jovem piauiense chamam a atenção. E, por isso, ela está de malas prontas para a Espanha, a convite do Clube Badminton Oviedo – referência mundial no alto rendimento do badminton e que projetou a campeã olímpica de 2016, Carolina Marín.
“Participei de um curso com treinadores estrangeiros que foram no projeto que participo no Piauí. Um treinador da Espanha me viu treinando e me convidou para fazer um teste no país dele. Fui, mostrei bons resultados e ele me chamou para morar por lá e ganhar experiência”, disse Juliana, que prepara a documentação necessária para se mudar em dezembro.
A piauiense participou de dois períodos de treinamento no país europeu, convidada pelo técnico Francisco Alvarez. Em uma, ficou quatro meses no Clube Badminton Oviedo. Em outra, foram três meses de treinamento intensivo na escola referência na modalidade. “Um dos primeiros campeonatos nacionais que disputei na Espanha eu ganhei a medalha de ouro na Sub 19, no individual”, contou.
Juliana é destaque na última etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade, que está sendo disputado no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza. Mesmo com pouca idade, ela inspira atletas por onde passa, pela sua determinação e experiência internacional dos últimos anos. Dentro do projeto Joca Claudino é a referência dos alunos mais jovens.
Juliana começou na modalidade por acaso. “Foi bem estranho. Eu fazia balé, no mesmo lugar onde tinha treino de badminton. Como eu era muito agitada e não conseguia ficar parada, comecei a treinar badminton. Gostei muito e até hoje estou competindo e aumentando os resultados”, relembrou.
Com seis anos de idade e apenas dois meses no esporte, Juliana fez a sua primeira viajem internacional. Os alunos do projeto Joca Claudino foram para a China participar de intercâmbio de dois meses.
“Muita coisa boa aconteceu na minha vida graças ao badminton. A minha família está muito orgulhosa. Estou muito feliz com os meus resultados nacionais e internacionais. Meu objetivo é o alto rendimento e o foco são os Jogos Olímpicos”, projetou. Ela também participou de um período de treinamento na Indonésia, uma das principais potências do mundo. “Já disputei muitas competições nacionais e internacionais. Pan-Americano, Challenges internacionais e dois Campeonatos Mundiais, na Espanha e na Indonésia”, conta. “Aprendi muita coisa nova. Cada técnica nova que aprendo, faço questão de passar para os meus companheiros de equipe. Compartilhar experiências é sempre bom e deixa a equipe mais unida”, finalizou.