Nesta quarta-feira (19), Ayaka Takahashi anunciou que irá parar de jogar no fim de 2020 e não vai defender seu título olímpico no Japão. Aos 30 anos, a jogadora, que conquistou o ouro nas duplas femininas no badminton, se vê sem ânimo e não que não se imaginava atuando mais um ano.
“Eu tinha dúvidas sobre minha mente e corpo aguentariam por mais um ano. Quando compartilhei meus sentimentos honestos com minha parceira Misaki Matsutomo, ela respeitou minha decisão. Meus pais também foram compreensivos e dizer a eles tirou um grande peso dos meus ombros ”, disse Ayaka.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Takahashi e Matsumoto conquistaram a primeira medalha de ouro da história do Japão no badminton em 2016. Entre 2011 e 2016, a dupla conquistou cinco campeonatos nacionais e se manteve como a melhor do país.
Apesar disso, as atletas poderiam ficar fora de Tóquio-2020. Isso porque o país tem duas vagas para a modalidade e Ayaka Takahashi e Misaki Matsutomo são, atualmente, a terceira melhor dupla do país. A corrida olímpica japonesa, que começou em abril de 2019, está paralisada por conta da pandemia do coronavírus.
+ COB faz lives para lançamento de programa contra o racismo
No anúncio, a atleta se disse contente com o fato de ter conseguido se manter saudável durante o período de classificação olímpica e confirmou que luta contra uma lesão no pé desde dezembro.
“Para mim sempre foi tudo ou nada. Quando treino treino, quando descanso descanso. No momento em que comecei a questionar minha capacidade de ganhar o ouro (nas Olimpíadas de Tóquio), soube que era a hora. Eu não quero jogar sem entusiasmo. Não parece certo”, finalizou.