A ascensão meteórica de Vitor Tavares foi coroada com o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Neste domingo, último dia de competições em solo peruano, o brasileiro venceu a final da classe SS6 contra o norte americano Miles Krajewski, por 2 a 1, e confirmou o seu favoritismo.
Embalado após os três bronzes conquistados no Campeonato Mundial, Vitor Tavares provou que é o nome do parabadminton brasileiro com o ouro nos Jogos Parapan americanos de Lima 2019. Sem falar que ele também ganhou o ouro no Pan americano da modalidade, que foi realizado em Lima no ano passado.
“Estou muito contente, tenho trabalhado muito duro e por muito tempo. É um marco na minha curta carreira e um momento inesquecível”, disse logo após a partida final.
Que foi mais dura do que se imaginava. É claro que uma final tão valiosa, afinal foi a estreia do parabadminton nos Jogos, foi muito tensa e repleta de grandes jogadas.
Por outro lado, Vitor Tavares tem muito mais bagagem e recursos, e o resultado fala por si. Mas Miles foi muito valente e vendeu caro a derrota.
NA primeira parcial, Vitor Tavares liderou desde o início, controlou a maioria dos pontos e caminhou sem problemas para marcar 21 a 18.
O segundo set parecia caminhar na mesma dinâmica, com o brasileiro no ritmo para fazer 2 a 0. Só que um momento de distração e nervosismo mudou tudo.
Vitor tinha 16 a 14 de vantagem, pediu para o árbitro para secar o rosto e o óculos, mas tomou um veemente não, se irritou, perdeu a concentração e o adversário emendou uma sequência longa de pontos.
21 A 18 para Miles e o terceiro set teve que ser realizado. “Eu nunca pensei que poderia perder este jogo, sempre acreditei em mim. Tive um momento de distração, mas soube me recuperar e voltei para vencer”.
E de fato foi isso que aconteceu. Vitor Tavares retomou o controle da partida, colocou o adversário pra correr atrás da peteca e foi pontuando. O terceiro set acabou em 21 a 14 e o brasileiro conquistou o tão desejado ouro no parabadminton dos Jogos parapan americanos de lima 2019.