Ygor Coelho conseguiu nesta quarta-feira sua primeira vitória no circuito mundial em 2019. Recuperado de uma lesão muscular que o atrapalhou neste começo de temporada, o brasileiro, que tinha sido eliminado na primeira rodada na Tailândia, em Barcelona e na Alemanha, derrotou o finlandês Kalle Koljonen, de virada, com parciais de 11/21, 21/17 e 21/18 na estreia do Aberto da Suíça. Na segunda rodada, ele enfrenta o chinês Shi Yuqi, cabeça-de-chave número 1 do torneio e atual vice-campeão mundial.
Na partida desta quarta, Ygor Coelho foi dominado no primeiro set. Depois de um começo equilibrado em que os jogadores chegaram a ficar empatados em 8 a 8, o finlandês disparou no placar para vencer com tranquilidade por 21 a 11. No segundo set, Ygor Coelho impôs seu jogo logo no começo, abrindo 6 a 2. A partir daí, controlou a vantagem e não deixou o adversário encostar, fechando a parcial em 21 a 17.
No terceiro e decisivo set, tudo levava a crer para uma vitória tranquila de Ygor Coelho, que chegou a abrir 16 a 10. Mas Kalle Koljonen conseguiu seis pontos seguidos para empatar em 16 a 16. Só aí o brasileiro voltou para o jogo, conseguiu se impor e fechar em 21 a 18.
Foi o terceiro confronto entre os dois atletas pelo circuito mundial e a terceira vitória do brasileiro, que já tinha derrotado o finlandês no Orleans Internacional e no Aberto da Escócia, ambos em 2017.
O adversário da segunda rodada vive um grande momento na carreira. Shi Yuqi é o atual segundo colocado do ranking. Além disso, em 2018, foi vice-campeão mundial ao perder a final para Kento Momota, atual número 1 do mundo, mas deu o troco no japonês ao vencê-lo na decisão no World Tour Finals em dezembro.
Para chegar à segunda rodada do Aberto da Suíca de badminton, Shi Yuqi teve muitas dificuldades diante do russo Vladimir Malkov. Depois de vencer o primero set com extrema facilidade por 21 a 10, ele foi superado no segundo com uma virada nos pontos finais por Malkov. O chinês chegou ao match point em 20 a 16, mas o russo conseguiu marcar cinco pontos seguidos para virar para 21 a 20 e, na sequência, fechar em 23 a 21.
No terceiro set, Shi Yuqi parecia ter o jogo controlado ao abrir 15 a 10. Malkov, no entanto, reagiu novamente e chegou ao empate em 17 a 17. Mas o chinês conseguiu evitar que a história da parcial anterior se repetisse, marcou quatro pontos seguidos e fechou o jogo em 21 a 17.
Ygor Coelho enfrentou Shi Yuqi apenas uma vez. Foi no Mundial de badminton de 2017. O chinês venceu o primeiro set por 21 a 17, mas o brasileiro reagiu e conseguiu empatar o jogo ao fazer 23 a 21 no segundo. No terceiro, no entanto, o asiático deslanchou para fechar em 21/1o.