O primeiro Campeonato Brasileiro de Atletismo paralímpico começou na manhã desta sexta-feira, 28, e registrou 11 recordes batidos: seis novas marcas brasileiras, quatro das Américas e uma mundial – cravada por Elizabeth Gomes, no arremesso de peso F52. A competição se estenderá até domingo, 30, no CT Paralímpico, em São Paulo. Ao todo, 522 atletas estão inscritos, de 23 Estados mais o Distrito Federal.
Elizabeth acumulou mais uma performance marcante nesta temporada. Ela registrou 8.09 e superou sua própria marca mundial, que havia sido feita em junho, também em São Paulo. Ainda neste ano, a atleta ja quebrou os recordes mundiais do disco (16,44m) em duas ocasiões e também possui o do dardo (14,16m), todos na classe F52, para atleta que competem em cadeira de rodas.
“Estou muito feliz com o novo recorde. Tenho treinado muito na minha cidade e quando venho ao CT Paralímpico. Bater o recorde e ainda me consagrar campeã brasileira no primeiro evento é uma honra”, comentou Elizabeth, após a conquista.
A atleta ainda volta às disputas no Campeonato Brasileiro e participará das provas de lançamento de dardo (na sexta-feira às 16h00) e de disco (sábado, às 09h50). “Eu quero muito continuar melhorando, com a certeza de que os treinos estão trazendo resultado para ir preparada para Tóquio 2020”, complementou.
Na parte da tarde, Petrúcio Ferreira brilhou e venceu a prova dos 200m.
O Campeonato Brasileiro de Atletismo é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Esta é a terceira e última etapa do ano e o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e irá, além de declarar os campeões brasileiros de suas classes, premiar atletas, treinadores e clubes com valores que variam entre quinze e mil reais.
Serviço
Data: 28 a 30 de setembro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)
Programação*
Campeonato Brasileiro de Atletismo
Sábado (29/9) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (19/8) – 8h às 12h
*Programação sujeita a alterações