Cerca de 750 atletas disputarão o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18 até domingo na pista do Santos Dumont, em Recife
Com a disputa de 29 provas, sendo seis finais, começa nesta sexta-feira (dia 18) a disputa do Campeonato Brasileiro de Atletismo Caixa Sub-18, que prosseguirá até domingo (20), no estádio do Centro Esportivo Alberto Santos Dumont, em Boa Viagem, no Recife (PE).
O Campeonato Brasileiro, que será aberto com os 100 m com barreiras do heptatlo, às 08 horas, reunirá cerca de 750 atletas de 110 clubes, representando todas as regiões do País. Nada menos do que 23 Estados e o Distrito Federal terão participantes no evento.
As seis finais estão previstas para o período da tarde: lançamento do dardo feminino (às 13:30), 100 m masculino (15:05), 100 m feminino (15:25), arremesso do peso masculino (15:30), lançamento do martelo masculino (15:35) e salto em distância feminino (15:40).
Um dos destaques individuais da competição é Nerisnelia dos Santos Souza (ASA Sorriso-MT), que disputará o salto triplo. Medalha de prata na Gymnasiade do Marrocos, no início deste mês de maio, ela está em segundo lugar no Ranking Mundial da categoria, com 13,19 m (1.4). “Ela passou por exames médicos depois da lesão que sofreu em Marrakesh e foi liberada para competir no Recife”, informou o técnico Marcos Flademir Vieira.
Por equipes, Orcampi Unimed e Centro Olímpico, ambas de São Paulo, têm tradição em competições nas categorias de base e devem lutar por boas colocações na classificação final, embora participem com delegações pequenas: 11 atletas cada uma.
Na outra ponta, Vasco da Gama inscreveu o maior número de atletas: 49. A Sogipa (RS) e o Sport Recife, um dos apoiadores da competição, também participam com equipes grandes: 38 e 32 representantes, respectivamente.
No ano passado, na pista do Centro Nacional do Desenvolvimento do Atletismo, da CBAt, em Bragança Paulista (SP), a equipe do Centro Olímpico (SP) conquistou o quinto título consecutivo do torneio.
O clube da capital paulista somou 139 pontos na classificação geral, sendo segunda colocada na classificação masculina, com 65, e na feminina, com 74. A Orcampi Unimed, de Campinas, foi a campeã entre os homens, com 68 pontos, enquanto a EMFCA, do Rio de Janeiro, venceu entre as mulheres, com 82.