A quebra de três recordes nacionais marcaram o último dia de disputa do Brasileiro Sub-16 de atletismo, em João Pessoa-PB. Marlon Rodrigues, na marcha atlética, Larissa de Morais, nos 300m com barreiras, e Pedro Henrique Faustini, no lançamento do dardo, foram os destaques deste domingo (3). No sábado (2), Viviany de Lima bateu mais um recorde categoria, agora no salto em distância.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Pela manhã, Marlon Rodrigues levou o ouro na prova dos 5km com um tempo de 23min02s, estabelecendo uma nova marca a ser batida na competição e no país. “Tô muito feliz, porque vim com o objetivo de pegar de volta o recorde brasileiro, consegui e estou voltando para casa com a medalha de ouro no peito, graças ao apoio do meu treinador e da Federação Cearense”, disse o atleta.
Já na segunda sessão do dia, Pedro Henrique Faustini foi o destaque das provas de campo com o título e o recorde do lançamento do dardo, alcançando a distância de 70,48m. A marca anterior era de 65,23m e pertencia ao mato-grossense Arthur Curvo, sexto colocado no Mundial Sub-20 deste ano, realizado no mês de setembro.
Fechando os recordes do último dia do Brasileiro Sub-16, Larissa de Morais brilhou nos 300m com barreiras e se sagrou campeã com o tempo de 43s25. Ela já havia vencido a prova dos 80m com barreiras na abertura da competição. Além disso, Larissa está convocada para a disputa do Sul-Americano Sub-18, que ocorrerá entre 6 e 8 de dezembro, na Argentina.
Viviany de Lima quebra mais um recorde nacional Sub-16 no sábado (2)
Após se destacar na prova do salto triplo no primeiro dia do Brasileiro Sub-16, Viviany de Lima voltou a brilhar no último sábado (2). A cearense de apenas 15 anos levou a medalha de ouro na disputa do salto em distância com 6,29m. Por a marca ser alcançada com o vento acima do permitido (+2,5 m/s), ela conseguiu quebrar o recorde nacional da categoria no seu terceiro salto, quando atingiu 6,15m.
“Eu estava com esperança de repetir os 6,30m da manhã na final, mas fazer 6,15m e bater o recorde é bom demais. Não passou pela minha cabeça vencer o triplo e o distância com dois recordes. Eu treino bastante, num lugar simples e sou só gratidão ao professor Jacques Guimaraes, a Prefeitura de Russas, que me apoia, a minha família, aos meus amigos do atletismo”, disse a jovem.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Victor Hugo e Abílio brilham no masculino
Na prova mais completa do torneio, Vitor Hugo Souza se sagrou campeão no pentatlo, estabelecendo um novo recorde brasileiro Sub-16 com 3.642 pontos. “Foi difícil, mas consegui melhorar o recorde que eu havia feito, de 3.560 pontos. Achei que não iria conseguir por causa da prova da barreira e poderia ter me saído melhor no peso. Mas deu e isso é muito gratificante para mim”, disse o atleta que vai migrar para a categoria Sub-18 e passará a disputar o decatlo. “Vamos para o decatlo, também em busca de recordes”, completou.
Por fim, outro vencedor no sábado (2) com recorde nacional foi Abílio Barbosa, de 15 anos, vencedor do lançamento do martelo com a marca de 66,12m. O recorde anterior pertencia ao seu irmão, Luís Felipe Barbosa, com 64,78m.
*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo