8 5
Siga o OTD

Atletismo

Mais três recordes nacionais encerram o Brasileiro Sub-16

Marlon Rodrigues, na marcha atlética, Larissa de Morais, nos 300m com barreiras, e Pedro Henrique Faustini, no lançamento do dardo, foram os destaques das provas realizadas neste domingo (3), último dia da competição

Marlon Rodrigues, um dos destaques do último dia do Brasileiro Sub-16 de atletismo (Gustavo Alves/CBAt)
Marlon Rodrigues, um dos destaques do último dia do Brasileiro Sub-16 de atletismo (Gustavo Alves/CBAt)

A quebra de três recordes nacionais marcaram o último dia de disputa do Brasileiro Sub-16 de atletismo, em João Pessoa-PB. Marlon Rodrigues, na marcha atlética, Larissa de Morais, nos 300m com barreiras, e Pedro Henrique Faustini, no lançamento do dardo, foram os destaques deste domingo (3). No sábado (2), Viviany de Lima bateu mais um recorde categoria, agora no salto em distância.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Pela manhã, Marlon Rodrigues levou o ouro na prova dos 5km com um tempo de 23min02s, estabelecendo uma nova marca a ser batida na competição e no país. “Tô muito feliz, porque vim com o objetivo de pegar de volta o recorde brasileiro, consegui e estou voltando para casa com a medalha de ouro no peito, graças ao apoio do meu treinador e da Federação Cearense”, disse o atleta.

Já na segunda sessão do dia, Pedro Henrique Faustini foi o destaque das provas de campo com o título e o recorde do lançamento do dardo, alcançando a distância de 70,48m. A marca anterior era de 65,23m e pertencia ao mato-grossense Arthur Curvo, sexto colocado no Mundial Sub-20 deste ano, realizado no mês de setembro.

Fechando os recordes do último dia do Brasileiro Sub-16, Larissa de Morais brilhou nos 300m com barreiras e se sagrou campeã com o tempo de 43s25. Ela já havia vencido a prova dos 80m com barreiras na abertura da competição. Além disso, Larissa está convocada para a disputa do Sul-Americano Sub-18, que ocorrerá entre 6 e 8 de dezembro, na Argentina.

Viviany de Lima quebra mais um recorde nacional Sub-16 no sábado (2)

Viviany de Lima, destaque das provas de salto no Brasileiro Sub-16 de atletismo (Gustavo Alves/CBAt)

Após se destacar na prova do salto triplo no primeiro dia do Brasileiro Sub-16, Viviany de Lima voltou a brilhar no último sábado (2). A cearense de apenas 15 anos levou a medalha de ouro na disputa do salto em distância com 6,29m. Por a marca ser alcançada com o vento acima do permitido (+2,5 m/s), ela conseguiu quebrar o recorde nacional da categoria no seu terceiro salto, quando atingiu 6,15m.

“Eu estava com esperança de repetir os 6,30m da manhã na final, mas fazer 6,15m e bater o recorde é bom demais. Não passou pela minha cabeça vencer o triplo e o distância com dois recordes. Eu treino bastante, num lugar simples e sou só gratidão ao professor Jacques Guimaraes, a Prefeitura de Russas, que me apoia, a minha família, aos meus amigos do atletismo”, disse a jovem.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Victor Hugo e Abílio brilham no masculino

Na prova mais completa do torneio, Vitor Hugo Souza se sagrou campeão no pentatlo, estabelecendo um novo recorde brasileiro Sub-16 com 3.642 pontos. “Foi difícil, mas consegui melhorar o recorde que eu havia feito, de 3.560 pontos. Achei que não iria conseguir por causa da prova da barreira e poderia ter me saído melhor no peso. Mas deu e isso é muito gratificante para mim”, disse o atleta que vai migrar para a categoria Sub-18 e passará a disputar o decatlo. “Vamos para o decatlo, também em busca de recordes”, completou.

Por fim, outro vencedor no sábado (2) com recorde nacional foi Abílio Barbosa, de 15 anos, vencedor do lançamento do martelo com a marca de 66,12m. O recorde anterior pertencia ao seu irmão, Luís Felipe Barbosa, com 64,78m.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Atletismo