8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovens talentos se destacam no Brasileiro Sub-17 de atletismo

João Vithor Diamantina Vieira e Luís Fernando Moraes fizeram boas marcas no Brasileiro Sub-17 de atletismo paralímpico

Pódio dos 100m T35 no Brasileiro Sub-17 de atletismo paralímpico
Pódio dos 100m T35 no Brasileiro Sub-17 de atletismo paralímpico (Foto: divulgação/CPB)

Nesta semana, acontece mais uma edição do Campeonato Brasileiro Sub-17 de atletismo paralímpico em São Paulo. Dois jovens talentos se destacaram nos primeiros dias da competição. João Vithor Diamantina Vieira ganhou o lançamento de disco F37, enquanto Luís Fernando Moraes foi campeão dos 100m T35 (as duas classes são para atletas com paralisia cerebral). As marcas dos dois atletas estão entre as 15 melhores do mundo em 2024 na categoria adulta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Logo na primeira sessão do Brasileiro Sub-17, o maranhense Luís Fernando Moraes fez um tempo de 13s17 na final dos 100m T35. O jovem atleta de 16 anos da Associação Paralímpica de Marabá (PA) fez uma marca que o colocaria em 14º lugar nos melhores tempos de atletas adultos neste ano. Luís Fernando mora e treina em Marabá. Seus treinos são uma vez por semana na pista e outras duas na rua. “O tempo [de 13s17] foi bom. Eu me atrapalhei um pouco na saída, mas vou evoluir durante a competição. Agora, espero continuar melhorando para disputar os Jogos Paralímpicos de 2028”, disse o maranhense.]

João Vithor brilha no disco

Nesta quinta-feira (17), João Vithor Diamantina Vieira garantiu o ouro no lançamento de disco F37. Ele anotou a marca de 48,91 e assim estabeleceu um novo recorde brasileiro sub-17 da prova, também dentro do top-15 do ranking mundial adulto. João Vithor tem 14 anos e começou no esporte dois anos atrás em sua cidade natal, Braço do Norte.

“O esporte mudou a minha vida. Por meio dele, eu tenho feito viagens e batido recordes. E não é qualquer um que consegue chegar a grandes competições como o Brasileiro. Eu sei que todos se esforçam ao máximo para estar aqui, mas nem todos chegam e conquistam medalhas”, resumiu o jovem atleta.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia